Comunicação Profissional

 

A comunicação é o processo que envolve a troca de informações entre as pessoas ou objetos, utilizando símbolos. É o centro de toda atividade e ferramenta de grande utilidade nas mãos de todos os profissionais e em qualquer área de atuação.

As formas de se comunicar podem ser várias, entre elas: duas pessoas em uma conversa presencial, através de gestos com as mãos, mensagens enviadas (internet, telecomunicações), a fala, a escrita que permitem interagir com as outras pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional.

Dominar um conjunto de habilidades para ouvir e comunicar-se através da linguagem oral, escrita e corporal é determinante para o sucesso. Ter a capacidade de trocar ideias com vistas ao bom entendimento entre as pessoas, é de suma importância, pois o simples fato de haver um receptor e um comunicador não determina por si só a comunicação. Ela se efetiva quando compreendemos o que o outro diz. Para tanto, é necessário ser articulado, ter um discurso claro, objetivo e saber ouvir.

A comunicação não diz respeito somente a fala, mas também à habilidade de ouvir que, por muitas vezes, é muito mais importante! Enquanto profissionais, precisamos dominar a linguagem oral, corporal e escrita. Passamos grande parte do dia nos comunicando através de e-mails e mensagens, e que imagem estamos transmitindo através da nossa escrita? Será que estou sendo profissional?

Lembre-se sempre que a comunicação faz parte da aparência, assim como as roupas e acessórios utilizados. Saber comunicar-se vai além de falar corretamente e ser compreendido, já que as pessoas não se comunicam somente pela voz, mas também e principalmente pelos gestos e posturas. “Uma imagem vale mais do mil palavras” - já dizia Confúcio. O corpo fala uma linguagem que é mais sincera do que as palavras. Através do olhar, da postura corporal, dos gestos, enfim, o nosso corpo transmite muito mais do que as palavras propriamente ditas. É preciso atentar para não entrar em contradição, pois o que se fala verbalmente precisa estar em consonância com a linguagem corporal.

Nesse sentido, o impacto da comunicação é:

- 7% Verbal (comunicação falada e escrita);

- 38% Vocal (tom da voz, inflexão e outros tons);

- 55% Não verbal (olhar, postura, gestos e movimentos).

Alguns princípios básicos para se comunicar com excelência no trabalho são importantes e podem ser destacados:

- Trate as pessoas unicamente pelo seu nome, ressaltando a individualidade do outro e estabelecendo um vínculo de respeito. Jamais utilize vocativos impessoais ou adjetivos (querida/flor/bem/amiga//brother/patrão/parceiro...);

- Empregue saudações profissionais: “bom dia/boa tarde”;

- Evite gírias e palavras no diminuitivo e aumentativo. Lembre-se, a comunicação deve ser profissional. A única palavra usada no diminutivo no contexto de trabalho é “cafézinho”;

- Utilize o marketing da permissão: “Podes falar agora?”;

- Demonstre profissionalismo com segurança;

- Transmita simpatia e empatia enquanto comunica-se.

Diante de dúvidas, responda a seguinte pergunta: “Essa forma de comunicar-se é profissional ou amadora?” A resposta será determinante para qual caminho seguir.