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Blog da Insoft4

Em qual situações devo demitir um funcionário

18/1/17

Ter que demitir um funcionário nunca é tarefa fácil. Porém, às vezes a postura do profissional e sua forma de trabalhar não estão dentro dos padrões que a empresa precisa para crescer. Por isso, muitas vezes o gestor precisa desligá-los de suas funções.  Se você tem dúvidas sobre qual o momento certo de demitir um funcionário que está causando problemas, confira agora algumas dicas para auxiliar nesse momento tão delicado.

#Inadequação do colaborador à filosofia da empresa

Algumas empresas possuem normas internas e filosofias de trabalho mais rígidas, que fazem com que algumas pessoas tenham que se adaptar a essa nova rotina, que pode fugir totalmente àquilo que ela estava acostumada. Essa mudança de filosofia pode levar algum tempo. Porém, em muitos casos, é visível a falta de alinhamento do funcionário com a cultura interna, e neste caso não há competência profissional que justifique a manutenção de um funcionário que não segue essas regras. Manter um funcionário desalinhado com a cultura interna pode gerar questionamentos dos demais, além de permitir que a pessoa em questão dite as regras da sua conduta, algo que pode ser extremamente prejudicial.

#Rendimento abaixo do esperado

Produtividade é, sem dúvida, um dos grandes fatores ligados às demissões. Esse tema requer cuidados, pois nem sempre o problema é do funcionário, mas sim dos gestores e da elaboração dos processos. Caso esteja claro que o funcionário está trabalhando menos do que é esperado, o ideal é transmitir essa percepção e dar uma chance para que melhore; feito isso, caso o feedback não surta efeito, torna-se pertinente o desligamento do colaborador.

#Dificuldade de relacionamento com os demais

Em muitos casos, a falta de trato com os demais pode fazer com que um colaborador fique com a pecha de desagradável. Para evitar esse tipo de imagem, o funcionário deve se esforçar para manter um bom relacionamento, porém, caso não haja esse esforço, o ambiente pode ficar horrível. Com a atmosfera carregada, começam a se desdobrar problemas de comunicação e produtividade. Nesses casos a melhor solução é demitir o profissional que está atrapalhando a harmonia e o desempenho da equipe.

#Mudança e modernização

Durante a sua atuação, as empresas mudam diversas coisas em sua estrutura, desde uma mudança estrutural até uma modernização de todos os processos. Alguns funcionários podem reagir mal às mudanças e isso pode ser um problema. Caso algum funcionário não se atualize, o gestor deve tentar alertá-lo da necessidade de se adequar à nova realidade. Se, mesmo assim, não houver mudanças, infelizmente está na hora de contratar alguém mais preparado para as novas exigências.

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