área restrita   | central do cliente   |
whatsapp
Blog da Insoft4

Fique atento a equiparação salarial de seus funcionários

10/8/16

A desigualdade de salários entre pessoas do mesmo cargos dentro de uma empresa é uma realidade comum no no mercado brasileiro, principalmente em empresas de pequeno e médio porte que utilizam parâmetros de remuneração que vão além da capacitação profissional — baseando-se em amizade, tempo de casa e outros fatores.

Esta prática, porém, não é reconhecida pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A legislação trabalhista prevê o direito à equiparação salarial, determinando que pessoas que realizam o mesmo tipo de trabalho, no mesmo local e para o mesmo empregador, apresentando a mesma produtividade e perfeição técnica, os salários devem ser obrigatoriamente equiparados.

Além disso, para se enquadrar nos parâmetros de equiparação salarial, esses dois funcionários precisam ter o mesmo tempo de trabalho na empresa. É importante que a organização esteja atenta a todos esses detalhes, de modo a fazer a equiparação do salário antes que um funcionário se sinta prejudicado e faça uma reclamação trabalhista.

O funcionário que recebe um salário inferior ao de outro que exerce a mesma função pode acionar a Justiça do Trabalho e exigir a equiparação salarial. Caso o colaborador ganhe a causa, a empresa deverá pagar 100% da diferença salarial, retroativo e proporcional tempo de registro do solicitante.

 

Confira outros artigos

Ganhe tempo e aumente a segurança com o Ponto Soft. A economia e a facilidade que você precisa estão aqui!
Conheça o ponto soft