Blog da Insoft4

Gestão de Ponto

Todo funcionário é obrigado a registrar o ponto?

Apesar de não ser obrigatório, o registro de ponto é um dos meios de prova mais aptos a comprovar juridicamente a verdadeira jornada de trabalho, suas prorrogações, faltas, folgas e afins, sendo extremamente importante tanto para a segurança da empresa, quanto do funcionário.

Como mudar do ponto manual para o ponto eletrônico

Mudar do livro ponto para ponto eletrônico  é mais do que vantajoso, é essencial. O gestor sempre deve levar em conta que após implementado o sistema traz segurança e comodidade para rotina da empresa.

O que fazer quando o funcionário pede para ser demitido?

Quando um colaborador quer deixar o emprego e mantém boas relações com a empresa, é comum que eles façam o famoso "acordo". Até pouco tempo essa prática era ilegal perante as leis trabalhistas.  A reforma trabalhista incluiu a previsão de demissão em comum acordo. A alteração permite que o trabalhador e a empresa, em decisão consensual, possam encerrar um contrato de trabalho.

Porque pequenas empresas precisam de um sistema de gestão

Ferramentas de gestão de pessoas surgem no mercado como fortes aliadas. Além de facilitarem a gestão das informações dos funcionários, a tecnologia ainda garante mais performance e segurança para a organização.

Como otimizar processos da sua folha de pagamento

Manter a organização da folha de pagamento é essencial para a saúde do setor de recursos humanos e da empresa. Por isso, separamos algumas dicas para você organizar melhor seus processos, evitar problemas e otimizar o investimento de tempo nessa tarefa.

A empresa pode restringir o horário do registro de ponto?

Entenda o que o Legislação Trabalhista diz sobre o que as empresas podem ou não fazer em relação a restrição de horário do registro ponto dos funcionários

Estagiários precisam marcar ponto na empresa?

Apesar não serem profissionais com CLT ou terem sua carga reduzida a 6 horas diárias, fica a questão: os estagiários da minha empresa também devem usar o relógio de ponto?

Descubra como calcular horas extras noturnas

Cálculo é feito de maneira diferente das horas extras comuns. Aprenda como funciona essa conta e saiba como evitar dores de cabeça para realizar o controle.

 

Como funciona o sistema do banco de horas?

Retire suas dúvidas sobre um dos modelos de compensação de jornada mais utilizados no mercado e saiba suas vantagens ao controlá-lo com um sistema de gestão

Os prejuízos em não ter um sistema de ponto

Empresas que não fazem uma gestão eficiente do ponto  de seus funcionários ficam sujeitas a sofrer uma série de prejuízos, com possíveis punições por parte do Ministério do Trabalho.