área restrita   | central do cliente   |
whatsapp
Blog da Insoft4

Seja um líder inspirador e motive sua equipe

3/6/16

A Liderança, seu papel e suas características, compõe um tema que desperta interesse em todas as organizações e, por isto mesmo, é sempre muito importante, inspirando vários estudos e discussões. Acompanhando uma aluna (Hermes, 2014) na elaboração de seu Trabalho de Conclusão de Curso em Administração, tive a oportunidade de me aproximar do tema da liderança sob a perspectiva da Geração Y.

Para fins de esclarecimento, Geração Y é aquela que compreende os nascidos entre os anos de 1983 e 1995 (os autores do tema tem pequenas divergências quanto às datas. Aqui usarei a referência de Oliveira, 2010). Estes jovens nasceram em meio à tecnologia e esta teve um papel fundamental na definição de alguns padrões de comportamento que os diferenciam das gerações mais antigas. Pertencem a geração dos “conectados”, aqueles que não conhecem um mundo fora da grande rede de dados. São interligados, interessam-se por diferentes assuntos simultaneamente, são multitarefas, privilegiam relacionamentos e buscam reconhecimento por seus feitos.

Afinal, o que isto tem a ver com a Liderança? Para estes jovens profissionais, a Liderança é um modelo a ser seguido, ou seja, o líder deve inspirar, motivar, orientar e desenvolver as pessoas que com ele trabalham. Percebe-se aí a exigência de uma liderança mais participativa, próxima e atenta aos comportamentos e necessidades individuais na sua equipe. Liderar não é mais UM modelo unilateral, como já foi no passado. Liderar exige do líder a capacidade de identificar as necessidades individuais e as características motivacionais de cada um que compõe a equipe e compartilhar – informações, ideias, sugestões, soluções... Relacionamento interpessoal e comunicação são as competências mais exigidas da liderança na atual configuração de trabalho. Os jovens profissionais admiram também a experiência do seu líder e desenvolvem respeito por aqueles colegas que sabem expressar adequadamente seu conhecimento, independente do cargo que ocupam.

Neste modelo de liderança, os jovens profissionais buscam confiança, exemplo e compromisso.

Cabe ao líder inspirar e dar exemplo, levando os jovens profissionais a desenvolverem confiança e compromisso com a empresa.

E então, como você está realizando a sua liderança?

Referências:

OLIVEIRA, Sidnei. Geração Y: O nascimento de uma nova versão de líderes. Rio de Janeiro: Integrare Editora, 2010.

HERMES, Fernanda. Geração Y e a Liderança Y: a nova liderança? Características comportamentais da Liderança Y. 2014. 106 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Curso de Administração de Empresas, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, 2014.

 

Confira outros artigos

Ganhe tempo e aumente a segurança com o Ponto Soft. A economia e a facilidade que você precisa estão aqui!
Conheça o ponto soft