Em 21 anos de história, a Insoft4 construiu um ecossistema completo para oferecer aos seus clientes. Ao longo do tempo, ampliamos a quantidade de soluções oferecidas.

O que começou com o software de ponto eletrônico, hoje em dia, expandiu para controle de ponto, acesso e gestão de terceiros. Além dos softwares, agora também contamos com venda, instalação e manutenço de equipamentos de ponto e acesso. Somos formados por pessoas, tecnologia, softwares e equipamentos. 

Já apresentamos como as pessoas e os relacionamentos são importantes para o Grupo, bem como, a tecnologia esteve presente na criação da Insoft4. Agora apresentamos o Ecossistema Insoft4, softwares desenvolvidos e equipamentos comercializados. 

As soluções ofertadas pela Insoft4 fazem parte de um ecossistema e todas se relacionam. O desenvolvimento dos softwares segue princípios de usabilidade, segurança jurídica, flexibilidade, funcionabilidade e uso de boas tecnologias.  

A tecnologia evoluiu muito nos últimos anos e a Insoft4 progrediu junto. No início, os sistemas foram desenvolvidos com Oracle Forms e Reports, hoje, as soluções empregam um conjunto de tecnologias como Java, Node.JS, EXTJS e React para aplicações Web e React Native para os aplicativos mobile, mantendo o Oracle como banco de dados. Outra mudança foi que inicialmente os sistemas só tinham instalação local e no momento temos também a opção cloud. Optamos por utilizar o banco de dados Oracle desde o início da construção dos sistemas e mantemos até hoje. Entendemos que as soluções precisam ser capazes de processar um volume grande de dados, com robustez, segurança e agilidade no processamento.  

O Ponto Soft Enterprise é um software completo para controle de ponto eletrônico. Já falamos sobre sua criação no post sobre a história da Insoft4. Ele é feito para empresas com grande volume de dados e possui módulos de Frequência, Compensações e Banco de Horas, Gestão de Mão de Obra e Eficiência, Refeitório, Transporte, Quiosque do Funcionário e Gerador de Relatórios. O Ponto Soft Enterprise foi o início de uma série de soluções que se preocupam em resolver demandas e automatizar setores, começando pelo RH.  

Porém, queríamos criar uma versão do Ponto Soft que fosse acessível para mais empresas, assim, em 2013, nasceu o Ponto Soft Express. O Express continua com as funcionalidades necessárias para o controle de ponto, porém é ideal para empresas com volume de dados baixo ou médio, sem necessidades de customizações ou tantas especificidades para apuração de ponto. Atualmente é uma solução comercializada em Cloud, evitando custos e questões com infraestrutura. O Ponto Soft Express, tem como intuito ser uma solução acessível para qualquer empresa que se preocupe com qualidade no processo de gestão de ponto. A maior preocupação para o Ponto Soft Express era desenvolver uma solução facilitada, porém ainda com todas as funções e configurações que contemplem diversas formas de controle de ponto adaptadas a uma forma geral do funcionamento do RH. Isso só foi possível devido ao amplo conhecimento tecnológico e entendimento do funcionamento dos setores de RH existentes na Insoft4.  

Com a Portaria 373 de 2011, foi regulamentado as formas alternativas de controle de ponto e com base nisso, em 2018, o Ponto Soft Mobile chegou ao mercado. Queríamos que o aplicativo não só registrasse o ponto, mas também trouxesse diversas facilidades aos seus usuários. Desta forma, pelo aplicativo, o funcionário pode registrar o ponto, fazer justificativas, verificar suas horas extras e muito mais. Além disso, o gestor pode aprovar justificativas e registrar o ponto de seus funcionários por QR Code. Na sua última versão, incluímos a opção de reconhecimento facial no aplicativo. O Ponto Soft Mobile foi o passo mais marcante do encontro das evoluções tecnológicas com a legislação trabalhista vigente. 

Aproveitando as mudanças na legislação, demandas e evoluções tecnológicas, também criamos um aplicativo para substituir o relógio eletrônico de ponto, o REP Virtual. Desenvolvemos um aplicativo para tablets que transforma o aparelho em um REP. É possível fazer a marcação de ponto dos funcionários por reconhecimento facial e QR Code. A legislação do ponto continua passando por mudanças, recentemente tivemos uma consulta pública que poderá atualizar as leis vigentes para registro de ponto. 

Porém, voltamos um pouco no tempo para apresentar as outras soluções. Em 2002 chegou na Insoft4 uma demanda, apresentada pela empresa GKN, de um software integrado com as catracas CODIN da Telemática que gerenciasse a entrada de pessoas na empresa. Para isso foi incluído no Ponto Soft Enterprise o módulo de controle de acesso. As funcionalidades desse módulo evoluíram tanto que em 2010 virou o Akita Soft, uma solução independente com marca separada. O Akita Soft não gerencia apenas o acesso de pessoas, mas também de veículos e objetos, além de possuir diversas funções como controle de cargas e distribuição de EPIs.   

Basicamente, esse é um sistema que centraliza todos os acessos físicos que uma empresa possa ter. Para a criação e as evoluções do Akita, tivemos que aprender o que é necessário para a segurança nos acessos das empresas. Conforme aprendíamos mais sobre assunto, acrescentávamos funções no sistema, e por esse motivo ele é tão completo. Com essa solução a Insoft4 passava de uma empresa com uma solução para o setor de RH e ampliamos para o setor de segurança, era o início do nosso Ecossistema.  

A última novidade do Akita Soft é o módulo de autoatendimento. Diversas funcionalidades foram inseridas no sistema para automatizar a entrada de pessoas nas empresas. No autoatendimento tivemos a inclusão do acesso com Identidade Digital e o reconhecimento facial, além disso, temos uma nova solução mobile para o Akita Soft. O Akita Soft Mobile é um aplicativo com opções de agendamento, liberação de acesso e acompanhamento de avisos  

O controle de contratos e documentos de terceiros foi uma demanda da empresa Dana, que chegou em 2005 e se tornou outro módulo do Ponto Soft Enterprise. Após diversos upgrades na solução, se tornou um sistema próprio em 2015, o GT Soft. É um sistema completo para gestão dos documentos necessários em contratações de funcionários e empresas terceirizadas. Pelo próprio sistema é possível fazer a classificação de risco da contratação, solicitar, analisar e validar documentos, basicamente todo o processo de contratação e gestão de prestadores de serviços.  

 O Ponto Soft Enterprise, Akita Soft e GT Soft são integrados, é possível contratá-los separadamente, mas juntos se complementam e resolvem as demandas em sua totalidade. A Insoft4 se preocupa em solucionar problemas e a integração entre esses sistemas é a resposta em vários casos, por isso que eles já foram criados de forma integrada. As necessidades de RH, segurança e contratação de terceiros se interligam e usando as três soluções juntas temos o desfecho para diversas questões. Mesmo criando soluções robustas e com várias funcionalidades e configurações, percebemos que há muitas especificidades em cada empresa, por isso nossos sistemas são customizáveis. Toda vez que um cliente deseja uma função que não tem nas versões comerciais dos sistemas, verificamos a viabilidade e entregamos uma funcionalidade própria para o cliente.  

O caso do Ponto Soft Express difere, pois atende a outro público. É um sistema que contém todas as configurações necessárias para processos de RH de empresas de pequeno e médio porte. Ele também possui a integração ao Ponto Mobile e ao REP Virtual, além de contar com serviço que permite a integração com qualquer folha de pagamento e gerador de relatórios.  

As soluções da Insoft4 são a base do nosso ecossistema, é por elas que existimos. Temos preocupação em disponibilizar sistemas funcionais, tecnológicos e com toda da segurança jurídica e da informação, atendendo todas as exigências da Lei de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). As soluções são adaptáveis às realidades dos clientes, sejam as configurações disponíveis no Ponto Soft Express até as versões customizadas do ecossistema completo. Também transformamos as soluções conforme as evoluções tecnológicas e mudanças na legislação, como é o caso do REP Virtual com marcação por identificação facial. Além disso, fazemos mudanças nos sistemas conforme demandas de clientes e prospectos, mudanças essas que podem começar como uma customização e criação de módulo e se tornarem uma solução nova, como aconteceu com o Akita Soft e GT Soft. Porém mesmo com tantas customizações para vários clientes, existe apenas uma versão de cada solução.  

Ponto Soft Equipamentos (conhecida como APS) foi criada em 2010 para complementar os sistemas da Insoft4, mas se tornou mais do que isso. Havia lacunas e problemas relacionados aos equipamentos de ponto e acesso nas empresas que conhecíamos, para solucioná-los foi criada a APS, 2º empresa do Grupo Insoft4. Atualmente, a Ponto Soft Equipamentos faz a venda de produtos e suprimentos, manutenção de equipamentos e pesquisa de novas tecnologias. 

Nos anos iniciais da Insoft4 constantemente nos deparávamos com problemas envolvendo equipamentos. Existam reclamações quanto ao funcionamento de alguns produtos, as integrações não eram tão funcionais, etc, porém quando conversávamos com os fornecedores dos equipamentos sobre essas questões, basicamente o que acontecia era jogar o problema de um lado para o outro. Ao ver esse problema sendo tratado de uma forma que não era aceita pela cultura da Insoft4, resolvemos tomar as dores de nossos clientes. Neste mesmo tempo o então Ministério do Trabalho publicou a portaria 1510 de 2009, a qual regulamentou o funcionamento dos equipamentos para registro eletrônico de ponto (REP). 

Foi então que nasceu a APS. A partir de então, os equipamentos que são integrados de forma on-line com o Ponto Soft ou com o Akita Soft passaram a ser avaliados de forma constante, buscando evoluções e melhorias junto aos fabricantes, bem como na própria integração com os softwares, garantindo estabilidade e qualidade da solução final. 

Atualmente entre os produtos ofertados pela Ponto Soft temos: 

  • Reps Topdata, Digicon, Madis e Control id; 

  • Controladores de acesso de porta; 

  • Catracas; 

  • Cancelas; 

  • Tag veicular; 

  • Torniquetes; 

  • Impressoras de crachá, 

  • Bobinas; 

  • Cartões de aproximação Mifare e Acuprox; 

  • Cordões de crachá; 

  • Protetores de cartão. 

Com a preocupação em entregar um equipamento de qualidade aos clientes, a APS seleciona os melhores equipamentos de mercado entre Rep’s e controladores de acesso para integrar as soluções ofertadas em seu portifólio. O estudo vai desde o relacionamento com o fabricante até rígidas avaliações técnicas nos equipamentos passando por uma série de testes e análise nos modos de funcionamento onde devem atender os critérios de conformidade. Além desta seleção nos equipamentos que serão revendidos também existe o selo de qualidade, onde cada equipamento enviado ao cliente é submetido a um processo de conferências através de uma checklist e somente é liberado para envio se passar em todos os requisitos. 

Temos a preocupação de ofertar equipamentos de ponto e acesso que atendam uma ampla quantidade de empresas. Assim como os sistemas da Insoft4, os serviços da APS atendem empresas de pequeno, médio e grande porte. Por isso temos a preocupação do custo versus benefício em nossos produtos ofertados.  

Como os equipamentos em questão dependem de manutenção constante, nos propomos a isso também. Não só oferecemos solução de erros, como contratos que englobam manutenções preventivas, correções de problema, facilidade para comprar peças e muito mais. 

Sendo assim, a APS é parte chave para o ecossistema da Insoft4. Com ela atendemos de forma completa tudo o que é relacionado a registro de ponto e controle de acesso. A Ponto Soft Equipamentos garante um atendimento de qualidade e segurança aos nossos clientes. Garantimos a tranquilidade, já que deixamos os equipamentos funcionais de maneira própria a serem integrados aos sistemas. Também nos responsabilizamos por estar de prontidão, caso algo pare de funcionar iremos arrumar com agilidade e excelência. Com a Ponto Soft Equipamentos certificamos um atendimento completo para nossos clientes. 

Não são apenas softwares e equipamentos integrados, é um ecossistema completo. Nesse ponto percebemos como tudo na Insoft4 é interligado, do mesmo jeito que entregamos um atendimento personalizado e de excelência, aplicamos isso nas soluções que ofertamos. 

Temos extrema preocupação com a qualidade de tudo o que entregamos ao mercado. Isso pode ser percebido nas evoluções tecnológicas que tivemos nos sistemas, sempre escolhemos o melhor para cada solução, como o react native nos aplicativos e Oracle para banco de dados. Na APS fazemos uma seleção detalhada acerca de quais equipamentos venderemos e garantiremos um selo de qualidade. 

As soluções ofertadas pela Insoft4 são feitas para negócios duradouros. Uma solução complementa ou evolui a outra. A união de sistema e equipamento garante amplitude no atendimento, resolvemos por completo as necessidades de acesso e ponto nos nossos clientes. Estamos sempre em expansão e buscando resolver o máximo de demandas de forma especial para cada empresa.