Apesar de não ser obrigatório, o registro de ponto é um dos meios de prova mais aptos a comprovar juridicamente a verdadeira jornada de trabalho, suas prorrogações, faltas, folgas e afins, sendo extremamente importante tanto para a segurança da empresa, quanto do funcionário.
Gestão de Ponto


Mudar do livro ponto para ponto eletrônico é mais do que vantajoso, é essencial. O gestor sempre deve levar em conta que após implementado o sistema traz segurança e comodidade para rotina da empresa.

Quando um colaborador quer deixar o emprego e mantém boas relações com a empresa, é comum que eles façam o famoso "acordo". Até pouco tempo essa prática era ilegal perante as leis trabalhistas. A reforma trabalhista incluiu a previsão de demissão em comum acordo. A alteração permite que o trabalhador e a empresa, em decisão consensual, possam encerrar um contrato de trabalho.

Ferramentas de gestão de pessoas surgem no mercado como fortes aliadas. Além de facilitarem a gestão das informações dos funcionários, a tecnologia ainda garante mais performance e segurança para a organização.

Manter a organização da folha de pagamento é essencial para a saúde do setor de recursos humanos e da empresa. Por isso, separamos algumas dicas para você organizar melhor seus processos, evitar problemas e otimizar o investimento de tempo nessa tarefa.

Entenda o que o Legislação Trabalhista diz sobre o que as empresas podem ou não fazer em relação a restrição de horário do registro ponto dos funcionários

Apesar não serem profissionais com CLT ou terem sua carga reduzida a 6 horas diárias, fica a questão: os estagiários da minha empresa também devem usar o relógio de ponto?

Cálculo é feito de maneira diferente das horas extras comuns. Aprenda como funciona essa conta e saiba como evitar dores de cabeça para realizar o controle.

Retire suas dúvidas sobre um dos modelos de compensação de jornada mais utilizados no mercado e saiba suas vantagens ao controlá-lo com um sistema de gestão

Empresas que não fazem uma gestão eficiente do ponto de seus funcionários ficam sujeitas a sofrer uma série de prejuízos, com possíveis punições por parte do Ministério do Trabalho.