A EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO AO CLIENTE

Gosto muito dessa frase: “Estender o tapete vermelho”. É uma expressão que traz à mente a sensação de que alguém importante vai chegar. O tapete vermelho é a passarela dos honrados, dos homenageados; ele define, por assim dizer, o merecimento de quem pisa em sua superfície. E para mim, quando se trata da “excelência no atendimento ao cliente”, é o mesmo que dizer “vamos estender o tapete vermelho”. Mas para quem? Ora… para todos! Porque todas as pessoas são importantes e merecem serem atendidas com excelência!

O nosso cenário atual, é caracterizado pelo avanço da tecnologia pela globalização da economia, assim como o poder centralizado em grandes empresas e a responsabilidade social corporativa causam ao ambiente organizacional um movimento que configura novas relações. Tais relações expressam um elevado nível de exigência do cliente e a busca pelo respeito aos seus direitos no que tange os serviços ofertados pela empresa.

Pode-se dizer que um relacionamento de negócios é semelhante ao relacionamento pessoal quando inicia, pois inúmeros sentimentos estão envolvidos como a insegurança, hesitação, medo e impulsividade; que são desafios que precisam ser vencidos. Quando não anda bem uma relação pessoal, via de regra, as pessoas não a acabam sem ao menos perguntar o motivo e solicitar um feedback, e pode levar um certo tempo para trabalhar essa situação. Diante do exposto, o resultado desta situação é um enriquecimento das relações, uma vez que relacionamentos interpessoais são desafiadores, pois exigem muito trabalho, mas a recompensa geralmente vale o esforço realizado. Diariamente, as empresas canalizam suas energias proporcionando tempo para ouvir as demandas, desejos, anseios e preocupações dos clientes, para aperfeiçoarem o foco de seus serviços.

O cliente valoriza diversos atributos quando está sendo atendido, por isso é importante ficarmos atentos à comunicação através de bons diálogos, seja no ato da venda, no pós-venda ou ainda em qualquer outro momento. O cliente valoriza a empresa que percebe suas reais necessidades e gosta de ser bem acolhido com muita empatia e simpatia, o que irá gerar o retorno para futuras compras, a superação de suas expectativas, oportunizando o aumento do grau de satisfação, fidelização até sua lealdade. Transparência, experiências e soluções personalizadas, tem feito o sucesso de grandes empresas que entenderam a importância de inovar esta área.

O atendimento é a principal ferramenta para qualquer organização afim de conquistar todos e quaisquer clientes. Em um mundo altamente competitivo, percebe-se que o cliente não depende das empresas. Mas, sim são as empresas que dependem dele e esforçam-se na adequação de seus processos para chegar o mais próximo possível para satisfazer as necessidades do cliente e até mesmo surpreendê-lo positivamente. Sabe-se que o cliente é uma pessoa movida pelos seus próprios interesses, e é ele que possui alternativas de escolher a empresa que desejar, em busca de um serviço ou produto. Atender com excelência o cliente na atualidade é um desafio e consequentemente uma característica de primeira necessidade.