Vamos falar de Educação Corporativa?

O termo é old, mas a metodologia está bem viva, de “raiz”, nos permitindo um mundo de possibilidades nas organizações. As vezes focamos muito em tendências que desconhecemos quando na verdade deveríamos focar no que de fato nos faz sentido, mas afinal o que é Educação Corporativa?

Educação Corporativa é um conjunto de metodologias para trocarmos conhecimentos corporativos, ou seja, conhecimentos empresariais. Vamos pensar assim, hoje, os adolescentes saem da escola técnica ou ensino médio, e vão para a idealizada faculdade, onde escolhem uma profissão, um orgulho para seus pais.

Na faculdade aprendem a teoria de um assunto em detalhes, vislumbrando trabalhar com este assunto estudado um dia. Porém, saem da faculdade, vão para o mercado de trabalho e aí que o bicho pega, certo? CERTO!

Neste momento lindo que entra o projeto de Educação Corporativa na vida destas pessoas, para introduzir este profissional nos valores da empresa, bem como, atualizá-lo das práticas realizadas na organização, a grosso modo, lhe ensina a trabalhar. No entanto, se fosse só isso, poderíamos chamar este projeto de Treinamento e Desenvolvimento, mas não o chamamos assim, porque a educação corporativa tem em sua essência a continuidade do aprendizado! SIM, não termina!

Educação Corporativa pode ser dividida em alguns princípios básicos, sendo eles:

  • Aprendizagem presencial Interna: cursos/conversas de curta duração, sobre processos da empresa e metodologias que a mesma utiliza;

  • Aprendizagem presencial Externa: cursos/seminários/talks que o colaborador participa fora da empresa para agregar conhecimento nos seus processos e com seus colegas;

  • Aprendizagem Virtual: aquela que ocorre concomitante com as demais, sendo ela, por redes sociais (sim, aceita que dói menos, as redes sociais agregam coisas boas também), ou por sites aleatórios, vídeos na internet e pelas plataformas virtuais que as próprias organizações adquirem para agregar conhecimentos.

É importante salientar que um projeto de educação corporativa, quando bem estruturado em uma organização, pode causar uma revolução do bem, aprimorando os funcionários, tornando-os mais colaborativos, e mais cientes dos valores da empresa, dando a eles um sentimento mais profundo de pertencer a organização.

Então, conseguimos esclarecer um pouco mais sobre o termo? Espero que sim!