Dezembro já chegou e antes de planejar as metas para 2018, é preciso fechar os números e fazer um balanço avaliar o ano que passou. Avaliar os números é importante, entretanto, tal análise precisa de uma visão qualitativa.O  empresário precisa entender quais fatores estão agindo nos resultados finais da empresa.  Depois dessa análise, é preciso fazer um plano e definir metas, mesmo quando a empresa está indo muito bem. Confira abaixo alguns pontos que podem ajudar a avaliar o negócio.

1.  Investimento em Marketing

Um dos pontos mais importantes para se avaliar dentro da margem de gastos é o investimento em marketing. Muitas vezes esse é o primeiro ponto a receber cortes de orçamento e isso não pode acontecer. Como diz o clássico ditado: “o marketing é a alma do negócio”. É preciso avaliar o quanto está sendo investido e qual o retorno proporcionado. Às vezes é preciso fazer mudanças na forma como está sendo feito o marketing ou ajustar o investimento.

2. Nível de endividamento

O  empresário precisa avaliar periodicamente os custos dos empréstimos e tentar evitar pagar juros. Os indicadores de liquidez são informações importantes para bancos e fornecedores. A liquidez geral de uma empresa pode ser calculada pelo ativo circulante mais realizável a longo prazo dividido pelo capital passivo. Isso mostra o quanto a empresa possui para cada real de dívida. Acima de um mostra que a empresa pode facilmente quitar suas dívidas

3. Comprometimento da equipe

A satisfação da sua equipe de funcionários também é um indicador de como foi o ano da empresa. Se o tempo de permanência de uma pessoa na equipe não ultrapassar dois meses, significa que o empresário não está conseguindo reter a mão-de-obra. Para ter continuidade do negócio é preciso de um comprometimento da equipe. Um ambiente agradável e propício para que os funcionários cresçam profissionalmente são indicadores importantes para serem avaliados.

4. Renovação e tecnologia

É importante ao gestor avaliar o quanto renovou seus processos e investiu em tecnologia para otimizar a rotina da empresa. O reflexo destes investimentos se dá no aumento de produção, melhora na qualidade de trabalho, além diz automatização garantir segurança e diminuir a incidência de erros.  Avalie quais procedimentos poderiam ser melhorados com o acréscimo de tecnologia e não relute em investir nesse aspecto.