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Blog da Insoft4

O que são incidentes de ponto?

3/10/22

Atrasos e faltas são problemas infelizmente muito comuns no dia a dia das empresas, como meio para evitar esses incidentes são aplicadas penalidades aos colaboradores. Nisso entram regras para advertências, sejam verbais, escritas ou até suspensões.

Todo esse processo pode ser muito delicado, pois depende de informações, históricos e documentação, por isso a importância da gestão de incidentes. Justamente sobre esse assunto que vamos falar hoje!

O que são incidentes de ponto?

Todas as faltas e atrasos, quando não justificadas, geram incidentes de ponto. Esses incidentes podem atrapalhar a produtividade e bem-estar no local de trabalho, já que algumas vezes são sintomas de problemas maiores.

Justamente por isso as empresas realizam o controle do absenteísmo, que é analisado justamente pelos índices de incidentes de ponto. No controle de ponto existem diversas informações valiosas para a empresa, como volume de horas, extras por setor, ocorrências, etc, as quantidades faltas e atrasos são mais informações estratégicas que auxiliam na gestão de pessoas.

Quais as possíveis penalidades ao colaborador?

A CLT não prevê regras sobre penalidades, entretanto, é comum a aplicação de advertências e suspensões para o colaborador que segue com diversas faltas e atrasos injustificados. Justamente por não ter uma previsão legal explícita para isso que a empresa deve cuidar diversos cuidados, tais como seguir uma ordem de aplicação (primeiro as advertências, então suspensão, etc), ser atual, proporcional, não ser vexatório, etc.

No caso de suspensões, a empresa não deve passar de 30 dias (conforme artigo 474 da CLT). Faltas e atrasos em excesso também podem levar a demissão por justa causa, se enquadrando no item desídia do Artigo 482 da CLT, que prevê os motivos para esse tipo de desligamento.

Além de tudo o que está citado acima, a gestão, manutenção de históricos e criação explícita de regras gerais é de extrema importância na hora de controlar as penalidades. Isso tudo garante segurança jurídica para a empresa, faz com que as punições não virem problemas trabalhistas e que sejam igualitárias.

Gestão de incidentes de ponto

A gestão de incidentes de ponto é o controle automatizado de todas as ocorrências que vão gerar uma penalidade para o colaborador, o que por padrão são as faltas e atrasos não justificados. Tudo isso gera um controle efetivo, igualitário e com históricos precisos.

Toda essa gestão pode ser descentralizada, ou seja, os próprios gestores de equipe acompanham os incidentes e as possíveis penalidades de seus colaboradores.

A função de gestão de incidentes já está presente no Ponto Soft, entre em contato com nossa equipe e conheça mais sobre essa solução!

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