área restrita   | central do cliente   |
whatsapp
Blog da Insoft4

Sistema de ponto integrado com SAP

12/11/23

 

Um controle de ponto integrado ao SAP pode agregar novas funcionalidades e facilitar a gestão de frequência dos colaboradores. Nesse artigo, vamos mostrar como funcionam essas integrações e quais vantagens sua empresa pode obter.

 

O controle de ponto dos colaboradores, além de uma obrigação legal, é um processo de extrema importância para a segurança jurídica e organização de uma empresa. Mais do que isso, esse controle pode fornecer informações valiosas para a gestão estratégica das empresas.

 

As soluções SAP são conhecidas por sua robustez e funcionalidades, ideais para gestão de empresas com grande fluxo de dados e maior quantidade de funcionários. O controle de ponto integrado vai agregar novas funcionalidades e melhorar o processo com ferramentas mais específicas e personalizadas.

 

Por que utilizar um sistema de ponto integrado ao SAP?

Empresas de grande porte possuem dores e dificuldades na gestão de frequência de seus funcionários. Mesmo com soluções de alta performance e qualidade indiscutível, como o SAP, usuários ainda relatam dificuldades ao flexibilizar a gestão, considerando todas as especificidades da legislação brasileira.

Questões que envolvem a integração com equipamentos de registro de ponto convencionais e inclusão de novas regras na mesma agilidade que as mudanças legais, são alguns dos itens que podem ser solucionados por um controle de ponto integrado. Além disso, o alto número de funcionários incide em maior trabalho manual e retrabalhos, o que também pode ser evitado pela gestão integrada de ponto.

Um controle de ponto integrado pode elevar o nível de conformidade legal de sua empresa, não só a adequação, mas a prevenção e proteção em caso de passivos trabalhistas. Em 2022, ao todo, os processos trabalhistas que envolvem a gestão de horas somam quase 1,5 M, incrementar a gestão de frequência pode ajudar para evitar que a empresa entre nessas estatísticas.

 

Como funciona a integração com o SAP

 

De forma resumida, a integração entre o sistema de controle de ponto e o SAP é uma troca de informações automatizada. Essa troca ocorre de forma simples e fluida, na prática, podemos resumir que:

  1. Do SAP são coletadas informações cadastrais dos funcionários (cadastros, transferências, horários, férias e afastamentos);
  1. O sistema de ponto vai utilizar essas informações para estabelecer o controle de ponto dos funcionários;
  1. O sistema de ponto integrado comunica com os meios de registro de ponto, sejam aplicativos móveis ou equipamentos convencionais com qualquer tecnologia, tais como:  biometria digital, reconhecimento facial, crachás de proximidade, etc…
  1. A manutenção e fechamento de ponto pode ocorrer dentro do sistema de controle de ponto integrado ou no próprio SAP;
  1. O controle de ponto integrado devolve para o SAP os dados fechados para folha de pagamento.

Esse processo ocorre em tempo real e sem perda de dados. Um dado que vem do SAP, por exemplo, a inclusão de um novo funcionário, já é integrado pelo sistema de ponto que inclui a biometria facial do funcionário no relógio de ponto convencional. Nesse exemplo, a ação em um software dispara processos 100% automatizados em outro sistema, extinguindo um trabalho manual.

Qual a melhor solução de controle de ponto integrado ao SAP?

Uma solução especialista em controle de ponto digital, com flexibilidade e equipe para apoio 360º é a melhor opção para um controle de ponto integrado ao SAP.

O Ponto Soft, desenvolvido pelo Grupo Insoft4, possui excelência no controle de ponto integrado ao SAP. A equipe possui experiência de mais de 15 anos nessa integração e a solução permite a gestão ágil, flexível, segura e estratégica da frequência de funcionários.

 

Saiba mais sobre essa solução, fale com nossa equipe!

O sistema se integra ao HR SAP por meio de ferramentas da própria SAP e APIs construídas pela equipe. Foram mapeados mais de 10 tipos de informações do SAP para o Ponto Soft e 3 no sentido contrário. Isso permite a comunicação e troca de informações cadastrais, de horários, históricos e totalizadores. Todo o processamento, análise e transformações necessárias são feitas pelo Ponto Soft, o usuário final não possui nenhuma preocupação com o funcionamento da integração.

 

Conheça as funções do Ponto Soft que vão incrementar o controle de ponto integrado ao SAP

O Ponto Soft possui diversas funcionalidades para incrementar o controle de ponto integrado ao SAP, conheça 5 delas:

 

  • Controle de ponto online - dados e cálculos em tempo real

No Ponto Soft, toda integração ocorre em tempo real, ou seja, a marcação realizada pelos funcionários (seja nos relógios convencionais, aplicativos, etc) vai aparecer no sistema em poucos segundos. Mais do que isso, o tratamento das marcações e cálculos automatizados também ocorrem em tempo real, o sistema identifica e calcula horas extras, atrasos e horários noturnos, já possibilitando a manutenção ou inclusão de justificativas logo após a atualização dos registros. Na prática, isso torna o controle de ponto online de fato, pois toda informação é sincronizada em tempo real, sem delays do sistema.   

  • Previsão de horas extras

Essa funcionalidade permite redução de custos e segurança jurídica para a empresa, toda hora extra deve ser prevista e liberada pelo gestor, processo que é feito unindo a descentralização do ponto com a integração ao controle de acesso. O controle de acesso físico dos funcionários é um grande diferencial e a única maneira legal de bloquear o registro de ponto do funcionário em horários não autorizados.

 

  • Validações retroativas no cálculo de ponto

O Ponto Soft permite a inclusão retroativa de feriados, atestados e trocas de horários, com recálculo automático, até quando o período de ponto já foi fechado e a folha lançada. Quando a folha já foi fechada, o sistema gera apuração das diferenças automaticamente para lançamento no próximo período de folha.

 

  • Múltiplas formas de registro de ponto

Com o Ponto Soft é possível utilizar múltiplas formas de registro de ponto, seja em equipamentos convencionais, terminais de reconhecimento facial, aplicativos e acesso web. Tudo isso com integração automática e em tempo real.

Utilizando o aplicativo do Ponto Soft é possível ter segurança e confiabilidade nos registros mobile. Isso pois a solução já está em conformidade com o REP-P, instituído pela Portaria MTP 671/2021, disponibilizando os comprovantes de registro assinados no padrão ICP Brasil. Ao utilizar o Ponto Soft Mobile REP-P, a empresa não tem a necessidade de negociar com sindicatos o uso de aplicativos de ponto, além de não se colocar no risco de possíveis questionamentos legais ou invalidação de registros no futuro.  

 

  • Bloqueio de acesso automático em afastamentos

A integração com o controle de acesso permite restringir a entrada de funcionários que estão em afastamentos por suspensão, férias e licenças. Tudo isso em tempo real, o bloqueio do acesso é feito a partir da data e hora da vigência lançada. Assim, a empresa testa o cumprimento das medidas legais de cada tipo de afastamento.  

Quer saber mais detalhes sobre essas funcionalidades e conferir outras 14 funções, baixe nosso material!

 

Vantagens do controle de ponto com o Ponto Soft

Ao realizar o controle de ponto com o Ponto Soft sua empresa ganha:

  • Redução de custos;
  • Equipe dedicada de especialistas para lhe atender com agilidade;
  • Ganho de produtividade no RH;
  • Adequação a LGPD;
  • Maior segurança jurídica e proteção no caso de reclamatórias trabalhistas.

 

Quer conhecer melhor o Ponto Soft e ver como ele pode ser utilizado no cenário da sua empresa?  


Agende uma apresentação com nossa equipe!

Clique aqui!

Ou fale direto com um de nossos especialistas  

Clique aqui!
 

Confira outros artigos

Ganhe tempo e aumente a segurança com o Ponto Soft. A economia e a facilidade que você precisa estão aqui!
Conheça o ponto soft