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Blog da Insoft4

Tendências para o controle de ponto em 2022

9/12/21

Com 2021 chegando ao fim, já conseguimos identificar algumas tendências para 2022. Após um período marcado pelo trabalho remoto, produtividade sustentável e um rh mais estratégico, vemos todas essas questões se refletindo na gestão de frequência. Além disso, a tecnologia está cada vez mais presente nos processos de dp e a legislação se molda para isso. 

O controle de ponto será marcado por mais tecnologia e menos complicações, para se adequar às novas leis e mudanças de comportamento no rh. Por isso, elencamos as 3 principais tendências para gestão de frequência que já observamos: 

Novas formas de REP (Registro Eletrônico de Ponto) 

Em novembro saiu a Portaria nº 671, que conta com novas regras para os equipamentos e sistemas de gestão de ponto. A maior atualização na legislação dessa portaria é a classificação de 3 tipos de Reps, o convencional (REP-C), as formas alternativas (REP-A) e os sistemas homologados(REP-P), sendo esse último a maior novidade.  

Nos próximos meses veremos surgir mais sistemas e aplicativos para registro de ponto. Soluções cada vez mais seguras, completas e inovadoras para o controle de frequência. A melhor parte é que com a nova portaria, se a empresa quiser utilizar uma dessas soluções homologadas, não precisa de acordos ou convenções coletivas. 

Mobile 

A tecnologia é o facilitador que permitiu ser possível o trabalho remoto, home office e trabalho híbrido, isso também se aplica ao registro de ponto. O ponto pelo telefone é uma dessas tecnologias, foi a forma encontrada por muitas empresas para coletar as marcações dos funcionários fora da sede da empresa. Essa modalidade está prevista desde a portaria nº 373 e agora pode ser considerada REP-A ou REP-P, dependendo da homologação. 

O registro de ponto pelo telefone é apenas uma das funções que podem ser exploradas no mobile. Existem diversos processos de gestão de frequência que podem ser feitos pelo telefone, garantindo mais transparência e agilidade no processo. É possível consultar, assinar o espelho ponto, solicitar folgas e fazer justificativas utilizando apenas o celular. São diversas facilidades do controle das horas trabalhadas na palma da sua mão. 

Descentralização 

As novidades para o controle de ponto não são apenas em tecnologia, mas também, comportamento e processos. As funções do setor de RH e DP estão cada vez mais se voltando para ações de qualidade de vida do funcionário e questões organizacionais. Com a mudança estratégica das funções desses setores, os processos de obrigação legal precisam se descomplicar, descentralizar tarefas é uma ótima opção pra isso.  

A descentralização de algumas tarefas do RH, é passar algumas tarefas que antes estavam concentradas nessa área para os gestores ou funcionários, agilizando processos. Ações como justificativas de faltas, atestados, solicitação de folgas e abono, motivos de horas extras podem ser mais simples se a responsabilidade ficar diretamente entre os interessados, enquanto o RH apenas valida e gerencia. 

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