A folha de pagamento normalmente é o que compromete a maior parte do orçamento de uma empresa. Os custos com colaboradores vão além do salário, e envolvem uma série de encargos trabalhistas como décimo terceiro salário, férias remuneradas e benefícios diversos. Até o processo de demissão gera gastos que não devem ser ignorados. Por isso, reduzir os custos da empresa com funcionários é fundamental para um bom desempenho do negócio. Saiba como realizar essa redução de maneira adequada.

Elimine horas extras

As horas extras podem ser grandes vilãs dos custos, já que significam uma despesa a mais para a folha de pagamento. Uma grande quantidade de horas extras não significa necessariamente crescimento dos resultados. Por isso, o ideal é buscar  organizar as tarefas para aproveitar ao máximo o horário  normal de trabalho. Outra opção é implantar um banco de horas, no qual as horas extras podem ser convertidas em folgas.

Terceirize os Recursos Humanos

O setor de RH precisa ser estruturado para oferecer bons resultados. Entretanto, isso pode custar caro e, com isso, uma das possibilidades consiste em terceirizar áreas desse setor.

Desta forma, a empresa reduz os custos dos funcionários porque normalmente terceirizar é mais barato do que fazer a contratação.

Use a tecnologia

Outro ponto que ajuda a diminuir os custos da empresa com funcionários é o uso de recursos tecnológicos. Ao automatizar tarefas, os erros são menores e também há mais produtividade, o que colabora para o desempenho. Áreas de gestão e produção, o RH também pode se beneficiar desta possibilidade. Com a gestão de ponto e da folha de pagamento usando a tecnologia, por exemplo, é menos provável que aconteçam erros. Isso evita problemas com a fiscalização, diminui a necessidade de retrabalho e colabora com a motivação dos funcionários.

Evite demissões

É importante tomar cuidado com o processo de demissão. Algumas empresas julgam ser benéfico demitir funcionários mais antigos para contratar funcionários mais novos e com salários menores, por exemplo. Entretanto, se deve considerar que um novo funcionário leva mais tempo para atingir o mesmo patamar de conhecimento, o que pode diminuir ainda mais a produtividade e aumentar os custos.