A marcação de relógio ponto é uma prática obrigatória para empresas que contam com mais de dez colaboradores, prevista em legislação e com possíveis punições por parte do Ministério do Trabalho àqueles que não cumprirem suas exigências legais. Mais do que isso, a empresa que não faz uma gestão eficiente do seu ponto fica sujeita a sofrer com uma série de prejuízos.

É comum encontrarmos gestores que só dão a devida atenção a questões como essa quando lhe é causado algum prejuízo financeiro. As situações em que isso pode ocorrer são inúmeras quando as informações não são administradas da maneira correta:

 

- Sobrecarga de Funcionários

Você vai precisar que os profissionais de RH fiquem mais tempo trabalhando com fechamento, podendo acarretar pagamento de horas extras, quando existem alternativas que podem facilitar esse processo e evitar a permanência do colaborador após o término do expediente;

 

- Falta de controle

Seus colaboradores podem inserir qualquer horário na marcação de ponto e exigir pagamento de horas extras sem na verdade ter cumprido essa jornada adicional. Ele pode até mesmo faltar ou se atrasar com frequência e receber o valor integral do pagamento. Em contrapartida, você como empregador não terá recursos para questionar essas informações, pois em casos de marcação manual não há como comprovar ou refutar o que foi registrado. Logo, terá de haver o pagamento pois há um “registro” contra sua palavra;

 

- Problemas judiciais

A marcação incorreta pode ser utilizada contra sua empresa caso algum colaborador queira entrar com processo trabalhista - e acredite, isso pode gerar um enorme prejuízo. No entanto, através das ferramentas de gestão citadas anteriormente, isso pode ser facilmente evitado e solucionado.

Sob essa perspectiva está mais do que na hora de você buscar um sistema de gerenciamento de ponto eficiente para sua empresa. O Ponto Soft oferece duas modalidades o Enterprise e Express, que irão se encaixar perfeitamente nas suas necessidades e evitar muita dor de cabeça no futuro! Conheça mais detalhes sobre essas soluções com nossa equipe.