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Blog da Insoft4

Dados para tomada de decisão na gestão de frequência dos funcionários

1/9/22

A tomada de decisões com base em dados é um processo já muito utilizado por empresas nos setores comerciais, marketing, produção e gerência em geral, as áreas de recursos humanos não ficam para trás nisso. Além de uma obrigação legal, o controle da jornada de trabalho dos funcionários pode fornecer informações preciosas para a gestão de uma empresa. 

Dados sobre produtividade, cultura da empresa e necessidade de mudanças podem ser extraídos das soluções de gestão de frequência. Alguns exemplos e formas de uso dessas informações são: 

Quantidade de Horas Extras:  

Por lei os colaboradores só podem realizar 2 horas excedentes ao seu horário de trabalho definido no contrato. Saber se os funcionários estão realizando muitas horas excedentes, além de por quanto tempo, se é algo normal ou em eventos específicos, diz muito sobre produtividade. 

Aprenda como controlar horas extras 

Para algumas empresas, quando há o acúmulo de horas extras vira uma vantagem entrar no modelo de banco de horas.  

Veja como funciona o banco de horas de funcionários 

Atrasos:

Identificar e conseguir contabilizar os atrasos de funcionários é de extrema importância para evitar que isso ocorra. Dessa forma é possível aplicar avisos para os colaboradores e gestores. 

Justificativas por tipo: 

Toda vez que um funcionário não realiza uma marcação ou atrasa é gerada uma inconsistência, que é tratada por uma justificativa. Existem diversos tipos de justificativas, que podem abonar ou não as horas faltantes, como esquecer de marcar o ponto, atestados médicos, esquecer o crachá, chegar atrasado, etc. 

Com essas informações é possível repensar certas ações dentro da empresa, por exemplo, se os funcionários chegam na hora, porém esquecem de fazer o registro, o ponto por exceção é uma opção. Se existem muitas ocorrências de falta de marcação por esquecer o crachá, utilizar o ponto no celular ou identificação facial é uma alternativa. 

Contabilizar as horas trabalhadas por centro de custo:  

Para empresas com mais de um centro de custo é importante mensurar a produtividade para cada um dos centros, isso é possível pela gestão de frequência. Nesses casos, a empresa consegue saber o quanto foi trabalhado em horas normais, o gasto com pagamentos de horas extras, quantidade de ocorrências e muito mais por centro de custo. 

Dados de controle de jornada por setor: 

Em empresas de grande porte é comum ter diversos setores, para dividir as etapas da produção por exemplo, e o empréstimo de funcionários entre eles. Sabendo disso, o mesmo colaborador em um período pode ter horas normais ou extras trabalhadas em mais de um setor e até mais de um centro de custo, ter essas informações é uma necessidade para conseguir mensurar os custos e produtividade real da empresa. 

Apenas com um software de gestão de jornada de trabalho que permita o tratamento de dados de forma estratégica é possível reunir todas essas informações que vão guiar a tomada de decisões. As soluções devem manter registros de históricos, possibilidade de mudanças por período de vigência e gerador de relatórios, para que a empresa tenha o controle sobre quais dados quer visualizar e de qual forma. 

Para isso, conheça o Ponto Soft, uma solução completa de controle de jornada de trabalho, integrado ao controle de acesso e a gestão de terceiros. 

No Ponto Soft você tem acesso a: 

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