Pergunte a qualquer funcionário o que é um departamento de RH e você obterá uma resposta relacionada principalmente com os aspectos mais desconfortáveis ​​do trabalho: Lidar com problemas, aplicação de ocorrências e demissões. Mas a verdade é que os gerentes de recursos humanos estão lá para apoiar os funcionários. É literalmente um recurso para humanos.

As tarefas do gerente de RH envolvem o alinhamento da missão da empresa com o trabalho dos funcionários, criação de ambientes saudáveis, acompanhamento de tarefas operacionais e certificação de que está tudo em conformidade com a legislação.

No post de hoje, vamos descrever algumas das tarefas que seu gerente de RH está ocupado realizando todos os dias. Boa Leitura!

Política e manuais para colaboradores

Toda empresa tem suas regras, que devem ser repassadas aos funcionários. É parte do papel do gerente de RH preparar como essas informações serão repassadas, por documentos, intranet, integração, reuniões, workshops, etc. Para além disso, a gestão de recursos humanos também se envolve na criação das políticas, alinhando interesses da gestão com o dia a dia dos funcionários.

Recrutar candidatos e reter talentos

O Gerente de RH precisa entender as necessidades da organização e garantir que essas necessidades sejam atendidas ao contratar novos empregados. Não é tão simples como colocar um anúncio no LinkedIn: você precisará analisar o mercado, consultar as partes interessadas e gerenciar orçamentos.

Então, uma vez que a função é anunciada, mais pesquisas precisam ser feitas para garantir que os candidatos certos estejam sendo atraídos e apresentados. O recrutamento é um empreendimento enorme — e caro; o candidato certo pode revitalizar uma organização inteira, mas o candidato errado pode derrubar as operações.

Além da busca por novos funcionários, buscar formas de manter a equipe é uma tarefa do gerente de RH. Isso é chamado de retenção de talentos, manter o ambiente empresarial, benefícos e bem estar no trabalho para evitar demissões ou trocas de funcionários.

Controle de Ponto

A contabilização das horas trabalhadas por cada funcionário é uma tarefa de extrema importância pois implica diretamente no pagamento e na segurança jurídica da empresa.

Por sorte, hoje em dia existem sistemas de Gerenciamento de Ponto, como os oferecidos pela Insoft4, que facilitam o trabalho do gerente de RH, tornando a contabilização de horas quase infalível, evitando dores de cabeça e perdas financeiras para a empresa e para o funcionário. 

O processo de controle de ponto inicia na coleta das marcações e é finalizado na emissão dos espelhos de ponto, o gerente de RH pode ficar responsável por:

  • Validação de justificativas e abonos com gestores da área;
  • Confirmar se as regras de cálculo, banco de horas, horas extras estão em conformidade com a CLT, acordos e convenções;
  • Confirmação do fechamento de ponto e validação do envio dos espelhos de ponto;
  • Verificação de atrasos e faltas dos colaboradores.

Processar folha de pagamento

A folha de pagamento é uma função à parte! Inicia na totalização da jornada de trabalho (pelo espelho de ponto emitido no sistema de ponto eletrônico), juntando informações fiscais e contábeis para gerar o holerite.Todo holerite deve ter impostos calculados e horas coletadas.

As despesas precisam ser reembolsadas e os aumentos e bônus também precisam ser adicionados. Se você acha que é uma tarefa árdua fazer imposto de renda apenas uma vez por ano, imagine como deve ser estar no RH e certificar-se de que eles sejam deduzidos adequadamente a cada período de pagamento. O papel do gerente de RH envolve acompanhar o processo e certificar que está de acordo.

Capacitação de gestores e funcionários

Toda função dentro de uma empresa exige conhecimentos e qualificações técnicas e organizacionais. Parte do papel do gerente de RH é identificar essas necessidades e como a empresa pode ajudar seus gestores e funcionários a alcançar a melhor qualificação para sua função, isso auxilia tanto no desenvolvimento da empresa como um todo mas também o crescimento pessoal de cada colaborador.

Realizar ações disciplinares

Essa responsabilidade pode ser o motivo pelo qual o Gerente de RH tende a ter uma má reputação. Quando aplicadas de forma inadequada, as ações disciplinares podem levar à perda de um funcionário valioso e podem até resultar em litígios ou má reputação. Mas, quando tratada adequadamente, a ação disciplinar pode resultar no sucesso de um funcionário.

Por exemplo, se uma empresa perceber que um determinado funcionário está atrasado rotineiramente e continua atrasado mesmo após o funcionário ter recebido vários avisos, o RH pode intervir e investigar o motivo do atraso, esse é outro benefício de utilizar um software de Ponto Eletrônico para controlar atrasos, com avisos em caso de repetição, fazer a gestão dos incidentes (excesso de horas extras, faltas, atrasos, etc), além de contabilizar as horas.

Pode ser uma oportunidade de estender benefícios como aconselhamento ao funcionário ou oferecer recursos adicionais para ajudar o funcionário a aprender a ser pontual. Em vez de assumir o custo da demissão e, em seguida, recrutar um substituto para esse funcionário, pode ser uma oportunidade de aprendizado que pode melhorar a carreira desse funcionário.

Gestão de benefícios

A gestão de benefícos dos colaboradores é mais uma das funções de um gerente de RH. A decisão de o que a empresa oferece ao trabalhador como bônus depende do tipo de trabalho, legislação, possíveis gastos que o o colaborador pode ter com o exercício do trabalho, etc. Por isso o trabalho da gestão de recursos humanos vai envolver validação de necessidades, da lei, análise de cusros, alinhamentos com gestão, busca de fornecedores, etc.

Saúde organizacional

A saúde organizacional de uma empresa envole questões de bem-estar, além de saúde física e emocional do colaborador! O gerente de RH verifica métricas de saúde organizacional e verifica possíveis ações, que vão desde questões de segurança do trabalho até criação de ambientes mais confortáveis.

Você sabia de todas essas funções? Um gestor de RH está sempre em comunicação com a gestão da empresa e prepara que todos os funcionários estejam alinhados e motivados em relação a missão, princípios e regras de negócio, além de certificar que os processos manuais estão em conformidade legal.

Para saber mais sobre como gerenciar as horas trabalhadas em sua empresa de forma prática e eficiente, entre em contato conosco!