Não são raros os casos onde os empregados trabalham além de sua carga horária habitual e acabam fazendo a famosa: “hora extra”. Porém, muitos desconhecem a maneira como é feito o cálculo desse tempo adicional trabalhado à noite. Para entender melhor a conta, é necessário entender como a hora noturna funciona.

Primeiramente, existe uma contagem diferente no tempo das horas de trabalho noturnas: a hora não é contabilizada em 60 minutos, mas sim em 52 minutos e 30 segundos. Isso deve à consideração de desgaste maior que se tem trabalhando no período entre 22 horas e 5 horas da manhã. Fora desse período a hora extra é considerada diurna pela Legislação Trabalhista.

Como calcular hora extra noturna?

calculadora.png

Agora que você já sabe como funciona a hora noturna, fica mais fácil entender como funciona o adicional de hora extra para esse período. O pagamento sobre qualquer hora extra noturna é baseado em hora trabalhada + adicional de no mínimo 50% de hora extra + os 20% do adicional noturno. Veja os passos para calcular.

 

Primeiro passo:

Transforme cada hora normal do funcionário em hora noturna, onde cada hora de trabalho é dividida por 52,5 e multiplicada por 60.

Segundo passo:  

Defina o valor para hora trabalhada, dividindo o salário do mês pelas horas trabalhadas.Se sua jornada for de 44 horas, como resultado, a base mensal será de 220 horas e se a jornada for de 40 horas, a base será de 200 horas.

Terceiro passo:

Esse valor deve ter um acréscimo do valor da hora noturna que é de R$ 20%.

Quarto passo:

Com o valor da hora noturna, acrescenta-se o adicional de hora extra que é de + 50% Com esse calculo é dado o valor de cada hora extra exercida em período noturno. Sabendo o quanto cada hora equivale, multiplica-se o número de horas extras noturnas pelo valor da hora.

 

Facilitando o Processolo.png

Porém, se você for um profissional de Recursos Humanos, realizar esse cálculo para muitos funcionários será um trabalho imenso e interminável. Nesses casos, é interessante que o setor de RH busque alternativas para automatizar seus processos e realizar um controle mais efetivo da compensação de horas extras dos colaboradores da empresa.

O Ponto Soft é uma solução voltada para empresas de médio e pequeno porte, que querem gerenciar a jornada de trabalho de seus colaboradores de forma eficaz, segura, flexível e prática.

Com o Ponto Soft Express é possível controlar a jornada de trabalho para grupos de até 500 colaboradores, através dos módulos de frequência, compensações e banco de horas.

 

A ferramenta permite o  cálculo de horas extras baseadas em parametrização diária ou mensal a nível de usuário final, possibilitando a visualização de diversos tipos de horas extras em um mesmo dia. Por exemplo: Hora Extra a 50% das 18:00 às 21:00, Hora Extra a 70% das 21:00 às 23:00.

 

Quer saber mais? Fale com um de nossos representantes clicando aqui.