área restrita   | central do cliente   |
whatsapp
Blog da Insoft4

Catracas e o controle de acesso: Fundamental para a segurança

12/12/23

As catracas são equipamentos clássicos para o controle de acesso, nesse artigo vamos falar detalhes sobre esses dispositivos e sua importância.

O que é controle de acesso?

O controle de acesso é um sistema formado por regras, softwares gerenciadores e equipamentos para aplicação física. Nesse sentido, as regras estipuladas de quem pode acessar, ou não cada, espaço são cadastradas em um software gerenciador, como o Akita Soft, que integra em tempo real com os equipamentos.

Cada usuário recebe uma forma de autenticação para se identificar nos equipamentos, que pode ser desde crachás até a própria identificação facial, que é o mais ideal. A entrada de veículos é controlada por tags ou leitura de placa, além da autenticação do motorista. Visitantes também são previstos nesse cenário, com agendas, crachás temporários e até autoatendimento.

O que são catracas?

Catracas são equipamentos para aplicação do controle de acesso, que liberam ou bloqueiam usuários de acordo com as regras do software. Existem diversos tipos:

Catraca Bidirecional: São modelos que permitem os acessos em ambos os sentidos, tanto para ida como volta.

Catraca Balcão: São catracas mais resistentes, com maior apoio e preparadas para grandes fluxos de pessoas, estão em estádios e estações de metrô por exemplo.

Catraca PCD/PNE: A acessibilidade é uma obrigação e deve ser considerada no controle de acesso, por isso existem modelos para o fácil uso com cadeiras de rodas e outras formas de redução de mobilidade.

Catracas Infantis: O acesso de crianças também deve ser considerado, por isso existem modelos com tamanho reduzido.  

E todos os modelos de catracas necessitam uma forma de autenticação:

Catraca com Identificação Facial: Nesse modelo, fica um leitor de identificação facial acoplado na catraca.

Catraca com QR Code: Um leitor de QR Code é disponibilizado na catraca.

Catraca com Cartão: Um leitor de cartão fica na catraca.

Em determinados modelos, é possível utilizar mais de uma forma de autenticação no mesmo equipamento.  

Por que catracas são importantes?

As catracas são importantes pois aplicam na prática as regras do controle de acesso, tudo isso mediante a integração em tempo real com o sistema. Por meio do equipamento é possível ter uma primeira barreira de segurança, evitando o acesso de usuários proibidos ou não identificados, nesse sentido é possível restringir acesso em áreas de insalubridade, por exemplo.

Com as catracas também é possível ter dados precisos dos acessos, saber quem, chegou aonde e em qual momento. Nesse sentido, é possível validar atrasos e faltas dos funcionários, além de identificar os fluxos de acesso.  

Por fim, as catracas dão maior percepção de segurança e modernidade nas empresas, demostram a preocupação com organização e bem-estar.  

Catracas são o suficiente para a segurança?

Uma grande questão nos sistemas de controle de acesso é se os equipamentos garantem a segurança da empresa, a resposta é que depende. A segurança física e patrimonial de uma empresa é resultado de um conjunto de ações, tanto os meios eletrônicos como a contratação de guardas e profissionais responsáveis.

A necessidade de maior ou menor controle e segurança varia de acordo com o local, isso deve ser considerado na hora de implementar o controle de acesso. Além disso, existem equipamentos com maior restrição, os torniquetes, que são utilizados em ambientes de alta segurança.

Conheça o Akita Soft

Com o Akita Soft é possível ter uma gestão completa dos equipamentos de acesso em sua empresa, nossa equipe pode te ajudar a escolher a solução ideal para sua empresa!

Fale com a gente!

Confira outros artigos

Ganhe tempo e aumente a segurança com o Ponto Soft. A economia e a facilidade que você precisa estão aqui!
Conheça o ponto soft