Por que implantar benefícios flexíveis em sua empresa?  

A implantação de benefícios flexíveis tem se tornado uma estratégia para qualidade de vida dos funcionários nas empresas. Essa prática está fazendo parte dos novos planos de atração e retenção de talentos das companhias, e ela chegou para atender as diferentes necessidades que vieram com as novas modalidades de trabalho. Mesmo que o mercado brasileiro ainda esteja em processo de adaptação, tem tudo para se tornar a nova forma de oferecer auxílios aos colaboradores.  

O que são benefícios flexíveis? 

Antes de falar suas vantagens, precisamos entender o que é essa nova tendência da gestão de pessoas. Já é comum nas empresas oferecer vale-alimentação, vale-refeição, vale-transporte, etc., os benefícios flexíveis são personalizações desses auxílios tradicionais. Ao invés da empresa definir como os funcionários vão utilizar o auxílio, é liberado um pacote de benefícios que o funcionário escolhe como utilizar. 

Na prática, são disponibilizados cartões com valores que podem ser utilizados da forma que o colaborador preferir. As empresas podem escolhem se preferem limitar o uso do cartão ou parte dele para uma função específica, como alimentação, ou não. Contudo, essas questões dependem dos acordos coletivos dos funcionários e outras questões legais, que devem ser observadas. 

Vantagens 

A implantação dos benefícios flexíveis tem apresentado diversas vantagens para empresas e colaboradores. A principal tem sido o retorno dos funcionários, que, em geral, ficam satisfeitos com a mudança e as empresas ganham na retenção dos talentos. 

Esse auxílio personalizado incentiva a autonomia do colaborador, que pode escolher como utilizar o benefício da forma que preferir. O benefício pode ser utilizado para alimentação, educação, entretenimento, etc, de maneira que o funcionário se sinta motivado e que suas escolhas sejam aliadas para a qualidade de vida no trabalho. 

Os benefícios flexíveis também facilitam o trabalho remoto. Geralmente os cartões são de bandeiras populares, ou seja, podem ser utilizados em qualquer estabelecimento, inclusive no interior do Brasil. Outra vantagem é que possibilita unificar os benefícios tradicionais, como alimentação, aos atuais, como auxílio home office, em um único valor. Para o trabalho híbrido também é uma melhoria, já que a forma com que funcionário utiliza o benefício é variável de acordo com o seu local de trabalho. 

As empresas notam que a manutenção dos benefícios flexíveis é mais simples que a dos tradicionais. Além disso, a qualidade de vida dos funcionários é um indicador essencial que auxilia na atração e retenção de talentos, e aumento positivo no engajamento dos times com a cultura e clima organizacional. Diante de todos esses aspectos, o trabalho da área de recursos humanos pode ficar mais simples e assertivo. 

Desvantagens 

Ainda existem objeções aos benefícios flexíveis nas empresas, por motivos relevantes. A maioria das fornecedoras ainda são empresas novas ou startups, o que pode causar receio. Por isso, pode ser difícil convencer gerencias mais tradicionais a implementar um novo modelo de auxílio para colaboradores. 

A questão legal também requer muita atenção na implementação de benefícios flexíveis. É preciso deixar claro que esse auxílio não é um salário mascarado, ele é uma prática legal. É necessário verificar os acordos coletivos e sindicatos antes de tomar qualquer decisão. Por isso, tudo sobre o novo benefício deve ser regido por uma política clara e entendida pelos colaboradores.  

A implantação dos benefícios flexíveis para além de apenas um auxílio aos colaboradores 

As atividades de gestão de pessoas nas empresas estão sofrendo mudanças. Entre preocupações com bem-estar, saúde mental e produtividade sustentável, os benefícios flexíveis são uma solução para incrementar a satisfação dos funcionários em seu trabalho. 

Uma sugestão para a implementação desse novo estilo de auxílio aos colaboradores é desenvolver um projeto de conscientização, que servirá para evitar o mal uso do novo benefício - entra naquela famosa questão de que “o óbvio precisa ser dito”.  

Uma característica extra que os benefícios flexíveis podem trazer é a facilidade para realizar um sistema de prêmios por assiduidade. Para isso é necessário, além de uma fornecedora do auxílio, uma gestão de frequência dos colaboradores. 

Desta forma, entendemos que a implantação de benefícios flexíveis pode impulsionar a qualidade de vida em sua empresa, fornecendo maior autonomia ao colaborador e facilidade para o RH. Os benefícios na prática são diversos, apenas requer atenção para as questões jurídicas para guiar qualquer decisão.  

Conheça o Ponto Soft, o sistema de gestão de Ponto com relatórios de assiduidade.