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Blog da Insoft4

BPO e terceirização: quais as diferenças?

27/2/24

BPO e terceirização são ferramentas para maior produtividade e otimização de negócios. Com previsão legal e já ampla utilização nas empresas, os dois conceitos podem se misturar, nesse artigo falaremos sobre as diferenças de cada um.

O que é BPO?

A siga BPO vem de Business Process Outsourcing, traduzido fica Terceirização de processos de negócio. Pegando apenas a tradução, até poderíamos dizer que BPO é terceirização, entretanto, existem diferenças.

BPO diz respeito a prestação de serviços estratégicos, que acompanha todos os processos de determinado setor em uma empresa. Ou seja, não é apenas atribuir uma função para outra empresa, mas também a parte estratégica.

Exemplos de setores que utilizam BPO:

  • Jurídico;
  • Tecnologia da Informação;
  • Recursos Humanos;
  • Marketing;
  • Compliance.

O que é terceirização?

Já a terceirização é muito mais ligada a prestação direta de serviços com mão de obra especializada. São questões pontuais, não diretamente ligadas a estratégia de uma empresa. Em geral, a terceirização é utilizada para manter serviços que não são ligados ao produto final de uma empresa com uma mão de obra especialista, deixando o foco apenas na estratégia.

Serviços geralmente terceirizados:

  • Limpeza;
  • Transporte;
  • Carga e descarga.

Aspecto legal de BPO e terceirização

Ambas as definições acima são como geralmente esses termos são utilizados, o mesmo não se aplica a legislação. Tanto BPO como a terceirização são considerados unicamente como terceirização, sendo a diferença se é atividade meio ou fim.  

Terceirizar Atividade-Meio - Serviços não relacionados com o produto final da empresa, se encaixa mais como a definição de terceirização.

Terceirizar Atividade-Fim - Serviços estratégicos ligados ao produto final, mais relacionado com BPO.

Não há como encaixar totalmente o BPO e terceirização em atividade meio ou fim, é necessário analisar cada caso.  

Gestão de terceirizados:

Tanto para BPO como para a terceirização em si são necessários processos para manter a conformidade jurídica da contratação. Isso é importante para:

Manter a imagem da empresa: Não se relacionar com empresas que possuem práticas que vão contra a legislação e os valores da contratante;

Evitar responsabilidade subsidiária: Não se envolver em processos trabalhistas dos funcionários terceirizados, por falta de condições da empresa terceira;

Manter a segurança jurídica: Estar preparado em caso de fiscalizações.

A gestão de terceiros é a avaliação de que todos os requisitos legais da relação de trabalho estão sendo cumpridos, para isso, você pode contar com o serviço de compliance documental da Insoft4!

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