área restrita   | central do cliente   |
whatsapp
Blog da Insoft4

Controle de Acesso de Veículos: O que você precisa saber?

5/12/23

O controle de acesso de veículos é uma necessidade para manter a organização e segurança nas empresas. Em um projeto de gestão dos acessos, muitas vezes os veículos não são considerados, nesse artigo falaremos tudo sobre essa questão.

O controle de acesso de veículos prevê as liberações e bloqueios para carros, motos e caminhões na empresa. Nesse contexto, devem estar previstos os veículos de funcionários, gestores, frota, visitantes e cargas.

Vale lembrar somo funciona um sistema de controle de acesso, que une as regras de acesso da empresa, um software para gerenciamentos e os equipamentos que recebem e aplicam o regramento. Tudo isso é aplicado não só para pessoas, mas nos veículos também.

Existem diversas regras de acesso para veículos, tais como:

  • As regras de uso dos veículos da frota da empresa;
  • Agendamento do uso de veículos da frota;
  • Veículos que possuem acesso para determinados estacionamentos;
  • Circulação de veículos de frota dentro da empresa;
  • Veículos de carga com acesso liberado;
  • Veículos de carga que dependem de liberação de acesso.

Formas de fazer o controle de acesso de veículos:

Para realizar o controle de acesso de veículos é necessária uma forma de reconhecimento e aplicação, além de um sistema para gerenciamento.

Reconhecimento:

Leitura de placa: Câmeras que efetuam a leitura da placa dos veículos, enviam a informação para o sistema que efetua ou não a liberação. Com a tecnologia atual, essa liberação é ágil e fácil.

TAG: O sistema de TAGs RFID é amplamente conhecido por seu uso em pedágios, mas também funcionam para o controle de acesso de veículos. Nesse modelo, são distribuídas tags para os veículos com algum tipo de liberação, a partir da identificação e leitura é tomada alguma ação pelo equipamento.

Crachá: Os crachás e cartões de acesso individual também podem ser utilizados para o controle de veículos. Nesse modelo, o usuário faz a identificação em uma leitora aproximando o cartão, que envia informações para o sistema e realiza a liberação.

Identificação facial: A identificação facial, que é o modelo ideal para controle de acesso de pessoas, também pode ser aplicada para veículos. Desta forma, o motorista deve se identificar em uma leitora (apenas baixando o vidro da janela do carro) que irá ativar o ciclo do sistema de controle de acesso.

Liberação:

Cancela: As cancelas são equipamentos clássicos para liberação de veículos, com diversos modelos e tamanhos.

Acionador de portão: Para maiores níveis de segurança, com portões fechados, é possível utilizar o controle de acesso para acionar os equipamentos.

Vantagens do controle de acesso de veículos:

O controle de acesso de veículos garante diversos benefícios, tais como:

  • Controle de mais efetivo: Tenha o controle de todos os acessos do pátio da empresa, não apenas os de pessoas;
  • Organização: Esqueça problemas com estacionamentos utilizados de forma errada e veículos desconhecidos;
  • Agilidade nos acessos: Automatize os acessos de veículos liberados, facilitado o trabalho da portaria e garantindo maior segurança.

Akita Soft: A solução ideal para controle de acesso de veículos.

O Akita Soft é uma solução para controle de acesso que permite a gestão total, tanto de pessoas como veículos, cargas e até objetos.
Saiba mais, fale com nossa equipe!

Confira outros artigos

Ganhe tempo e aumente a segurança com o Ponto Soft. A economia e a facilidade que você precisa estão aqui!
Conheça o ponto soft