Controle de acesso em empresas é algo já amplamente conhecido, mas você sabia que isso pode influenciar na saúde dos colaboradores? Confira como nesse artigo!
Como funciona o controle de acesso em empresas?
Para ter um controle de acesso em empresas existem duas questões principais: Os equipamentos de controle (cancelas, catracas, controladores de porta, etc) e um sistema para gestão.
Em geral, esse tipo de sistema vai liberar o acesso dos funcionários e exigir cadastro dos visitantes, para que possam circular dentro da empresa. Entretanto, com um sistema robusto existe ainda mais vantagens para uma organização, além da ciência e controle da circulação para maior segurança patrimonial, é possível também utilizar para proteger a saúde dos colaboradores.
O que é insalubridade e periculosidade?
Antes de explicar como utilizar um sistema de controle de acesso em empresas para proteger a saúde e integridade dos funcionários, precisamos falar sobre o que é e como se definem esses tipos de ambientes. Na legislação temos a insalubridade e a periculosidade, ambos afetam os funcionários, garantem valores adicionais nos salários e são definidos por meio de perícia.
Insalubridade: Quando o trabalho ou o ambiente é nocivo à saúde do trabalhador, espaços com muita poeira, calor, exposição à agentes químicos, etc.
Periculosidade: Quando o trabalho ou o ambiente apresentam perigos à integridade do trabalhador, como alguns tipos de máquinas, explosivos, etc.
Como utilizar o controle de acesso para proteção da saúde dos colaboradores?
Para um sistema e controle de acesso em empresas funcionar com objetivo de proteger a saúde dos colaboradores é necessário que o software permita diferentes níveis de acesso, além de restringir a entrada em locais com insalubridade e periculosidade, utilizando equipamentos.
O importante é a configuração do sistema, informar quais funcionários estão habilitados para estarem nesse tipo de ambientes, aqueles já possuem exames, treinamentos e equipamentos adequados para o espaço. Esse funcionário, ao se identificar no equipamento de acesso, tem sua entrada liberada e registrada no sistema.
Na prática, quando há possibilidade, o ambiente que apresenta insalubridade ou periculosidade tem seu acesso restringido, só permitindo a entrada mediante a identificação do colaborador. Isso evita que outros funcionários, que não estão ligados às funções do tipo, acessem essa área e sofram os riscos.
Mais vantagens do controle de acesso em empresas:
Além do cuidado com a saúde dos colaboradores, existem mais vantagens em utilizar um controle de acesso em empresas, tais como:
Confidencialidade e segurança de informações;
Segurança patrimonial;
Controle da circulação;
Conformidade trabalhista;
Organização de carga e descarga;
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O Akita Soft realiza a integração e gestão de controladores de acesso, além de realizar as limitações de acesso em diferentes níveis de perfil de pessoa. Quer saber mais sobre como isso funciona? Fale com nossa equipe!