área restrita   | central do cliente   |
whatsapp
Blog da Insoft4

Como ter um controle de acesso moderno e seguro

31/5/22

O controle de acesso é formado pela junção de equipamentos e softwares, que fazem valer as regras de o que pode entrar na empresa e como, válidas para pessoas, automóveis e equipamentos. A finalidade de toda essa gestão é garantir mais segurança e agilidade nos acessos, entretanto, nem sempre é isso o que ocorre.

Um gerenciamento de acesso completo é formado pelas regras e políticas de acesso, mapeamento dos espaços, usuários, formas de autenticação, software para gerenciamento e equipamentos para controle ou bloqueio das passagens.

Em muitos locais, o controle de acesso é pensado “de última hora”, sem estar em conformidade com o projeto do espaço e com as regras de acesso. O resultado disso, muitas empresas e condomínios já sabem: catracas e outros equipamentos inutilizadas, acessos secundários sem monitoramento e todo o controle na mão de porteiros ou equipe de vigilância. Na prática esses espaços ficam sem segurança ou sem agilidade, além de ter seu espaço e estética afetados por equipamentos que não foram planejados.

Quando pensado de forma estratégica durante o projeto dos espaços, o controle de acesso garante segurança com agilidade. Existem novas tecnologias que permitem a modernização dessa gestão, deixando mais automatizada, usual e com apelo estético. Veja algumas formas de garantir isso:

Controle de acesso no projeto dos espaços:

O primeiro passo para ter um controle de acesso funcional é tratá-lo como projeto, entender que não é só colocar uma catraca na porta e uma cancela no portão, mas sim um sistema completo. Desta forma, logo no projeto dos ambientes, deve-se pensar em como será a circulação e onde será necessário bloqueios ou autenticação.

Na parte do projeto também entra a criação das regras de acesso, que devem levar em conta quais são os espaços que precisam ser bloqueados, o que precisa ter controle de circulação, quais serão os usuários liberados e como funcionará o acesso de visitantes. Após isso, vem a escolha dos equipamentos, que podem estar alinhados a estética do local e ao nível de segurança necessário. Lembrando que existem equipamentos que restringem mais o acesso, como torniquetes, ou que mantém conceito de acesso livre, que geralmente possuem maior apelo estético e ficam unidos a outras formas de segurança. Se o controle de acesso estiver no projeto dos ambientes, os equipamentos e controles ficam alinhados ao design do espaço.  

Softwares de controle de acesso

O software de gerenciamento é justamente o que une as regras de acesso, os usuários e os equipamentos, indispensável para realizar esse controle de forma ágil e segura. Além disso, os sistemas podem modernizar todo o controle de acesso, realizando o gerenciamento unificado do espaço completo, com todos os equipamentos e tipos de usuários, além de integrar com controle de ponto e gestão e terceiros das empresas, tudo em tempo real.

A modernização do controle de acesso depende de um software que permita o gerenciamento completo de empresas, ou condomínios, além de manter a informação sempre à mão, com emissão de relatórios personalizados. Um sistema altamente parametrizável que permita a inclusão de todos os tipos de regras de acesso, formas de autenticação, equipamentos e usuários.

 

Identificação Facial:

Os equipamentos de reconhecimento facial evoluíram muito nos últimos anos, se tornando a melhor forma de autenticação para visitantes, moradores, funcionários e terceiros, que são os usuários dos controles de acesso. Essa tecnologia é praticamente imune a fraudes, tem velocidade no reconhecimento e uma alta taxa de assertividade.

Essa é uma forma de autenticação ideal pois, além da confiabilidade, tem mais usabilidade para o usuário. Isso porque evita problemas com esquecimento de crachá e senhas, além de ser ideal para as pessoas que possuem algum tipo de problema com a biometria do dedo.

Tecnologias mobile

Pela complexidade tecnológica é inviável colocar o software de controle de acesso completo em um aplicativo de smartphone, porém é possível incluir diversas ações do dia a dia. A principal função desses apps é realizar agendamentos para visitas e autenticação de usuários, que é a manutenção do controle de acesso no cotidiano.

Ter um aplicativo para agendamento de visitantes permite que a gestão de acesso seja realmente efetiva, evitando a entrada de pessoas não autorizadas sem controle, mesmo que acompanhadas por um usuário autorizado. Além disso, a autenticação pelo telefone dispensa o uso de crachás ou problema com biometrias, mesmo não tendo o mesmo nível de segurança que a identificação facial ainda é segura, já que dificilmente alguém irá emprestar o telefone para outra pessoa.

Autoatendimento

O autoatendimento é uma forma de deixar o acesso de visitantes mais ágil, seguro e moderno. Com essa inovação, todo o processo de agenda de visitantes, cadastro, validação de identidade e acesso é unificado. No autoatendimento, ao ter uma visita agendada, o convidado já recebe um link para um cadastro de identidade digital, no qual ele terá seus documentos pré-validados, ao chegar na portaria ele já terá sua agenda cadastrada e identidade validada.

Fizemos um artigo especial explicando o autoatendimento, acesse aqui!

Por que investir em um controle de acesso moderno?

Como vimos acima, o controle de acesso moderno possui um cuidado com a usabilidade e estética dos equipamentos, mas vai além disso, com altos níveis de segurança, agilidade, integrações e facilidade para os usuários. Obviamente, tudo isso demanda um investimento.

O principal ganho do controle de acesso é a segurança, pois com ele é possível definir quais usuários são liberados e quais devem ser bloqueados, além de manter o registro de tudo isso. Seja em empresas, hospitais, escolas ou condomínios, a segurança deve ser sempre uma prioridade e ser tratada por ações preventivas. Uma falha de segurança no controle de acesso pode acarretar perdas imensuráveis.

Como ter um controle de acesso moderno e seguro?

Você quer um controle de acesso moderno e seguro para sua empresa, hospital, escola ou condomínio? Entre em contato com o time de Insoft4!

O Grupo Insoft4 disponibiliza todas as soluções para um controle de acesso ágil, confiável e moderno. Desde o auxílio para definir as regras de acesso e equipamentos ideais, até tecnologias mobile, autoatendimento e identificação facial. Tudo isso unido pelo Akita Soft, o software de controle de acesso e segurança mais completo do mercado, que permite o monitoramento dos espaços em tempo real, além de controlar o acesso de pessoas, equipamentos e automóveis de forma unificada.

Entre em contato hoje mesmo e receba um projeto específico!

Confira outros artigos

Ganhe tempo e aumente a segurança com o Ponto Soft. A economia e a facilidade que você precisa estão aqui!
Conheça o ponto soft