área restrita   | central do cliente   |
whatsapp
Blog da Insoft4

Controle de acesso por tag veicular: como funciona e onde aplicar

22/9/23

O controle de acesso é uma necessidade para organização e segurança de empresas e condomínios. Essa é a única forma de ter informação de quem está nas dependências, tempo de permanência e fluxo de pessoas.

O acesso de veículos também deve ser controlado, para garantir a segurança e confiabilidade de fato. A Tag Veicular é um meio para realizar esse controle, saiba mais nesse artigo!

Como funciona a Tag Veicular

A Tag Veicular e o dispositivo que fica no veículo, geralmente colado no Para-Brisa, com chip e antena RFID. Esses dispositivos já são amplamente conhecidos em soluções para pedágios e estacionamentos, mas também podem ser utilizados em controle de acesso.

Sendo assim, o equipamento de controle de acesso, geralmente conectado a uma cancela, deve ter uma antena UHF, que se comunica com a Tag Veicular. Para efetuar a estão, são cadastradas as tags liberadas e os equipamentos se comunicam com o sistema para abrir ou não a passagem.

Controle de acesso de veículos

Como vimos, a Tag Veicular é utilizada para a liberação de veículos no controle de acesso, entenda suas aplicações:

Estacionamentos: Muitas empresas e condomínios possuem estacionamentos limitados, as tags podem ser utilizadas para definir quais veículos são autorizados.

Frota da empresa: O controle de frota da empresa e motoristas pode ser incrementado pelas Tags, além de garantir o live acesso desses veiculos, identificar horários de saída.

Passagem de veículos: A Tag veicular também pode ser utilizada para liberar a passagem de veículos de confiança, para facilitar o acesso.

Vantagens e desvantagens da Tag Veicular no controle de acesso

  • A Tag Veicular fornece grandes vantagens no controle de acesso, como a facilidade de uso para o usuário e implementação, porém pode ter algumas desvantagens, como no caso de usuários liberados que possuem mais de um veículo.

Sendo assim, existem outras opções para controle de acesso de veículos:

  • Leitura de crachá do motorista;
  • Identificação facial do motorista;
  • Leitura da placa o veículo;

Quer implementar um controle de acesso por Tag Veicular?

Fale com a equipe da Insoft4 especialistas em controle de acesso.

Clique aqui!

Confira outros artigos

Ganhe tempo e aumente a segurança com o Ponto Soft. A economia e a facilidade que você precisa estão aqui!
Conheça o ponto soft