área restrita   | central do cliente   |
whatsapp
Blog da Insoft4

Controle de acesso: quais os setores mais beneficiados?

23/9/24

Controle de acesso é um pré-requisito de segurança que pode ir muito além em funcionalidades e benefícios. Nesse artigo, elencamos alguns dos setores que mais se beneficiam com o controle de acesso.  

O que é um controle de acesso?

O controle de acesso é uma união entre regras, softwares e equipamentos que fazem a gestão da entrada e saída de ambientes. Tudo isso bota em prática as regras de circulação, de forma automatizada e confiável.

O controle de acesso possui etapas: o reconhecimento do usuário, verificar seu status e liberar ou bloquear o acesso. Na prática, tudo ocorre em segundos, mas por trás disso existe muita tecnologia aplicada.

No controle de acesso é possível criar regras diferentes para funcionários, visitantes, terceiros e inclusive diferentes áreas dentro da empresa, tudo para garantir o maior nível de confiabilidade e segurança. Todas as regras são cadastradas no sistema e aplicadas pelo equipamento.

Setores mais beneficiados com controle de acesso?

Os setores de negócio que mais se beneficiam com o uso de um controle de acesso são:

Saúde: Hospitais, clínicas e consultórios possuem uma série de restrições de acesso, seja espaços apenas para equipe, para pacientes, acompanhantes e público geral. Além disso, existem espaços com acesso mais restritivos que outros, setores como Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) por exemplo.

O controle de acesso em hospitais pode colocar na prática todas essas regras, inclusive, mantendo registros de cada entrada ou saída, para possíveis auditorias e acompanhamento em tempo real. Assim, é possível proteger salas de exames, documentos pessoais, equipamentos de alto valor, equipes e pacientes, tudo de forma automatizada.

O cadastro para controle de acesso é ágil, coletando dados pessoas, de contato e a forma de autenticação nos equipamentos, que pode ser por reconhecimento facial, uma tecnologia ágil e sem toques. Desta forma, é possível manter o controle total da circulação de funcionários, pacientes e acompanhantes.

Educação: O controle de acesso na educação garante segurança e organização dos espaços. Isso pode ser aplicado em todos os tipos de unidades de ensino, desde educação infantil e básica até o ensino superior e profissionalizante.

É desta forma que é possível manter controle preciso de todos que acessam as dependências das instituições de ensino, evitando acidentes e possíveis tragédias. Em geral, o controle de acesso é combinado com uma equipe de segurança, para precisão nas informações e proteção de alunos, professores e demais equipes.

Pelo controle de acesso também é possível organizar o uso de salas de aula, auditórios e laboratórios, com reserva de espaços e agendamentos. Além disso, restringir a entrada e saída dos alunos menores, quando precisar ser autorizada pelos pais e responsáveis.

Logística: O setor de logística envolve uma série de acessos, de veículos, cargas e motoristas, tudo isso pode ser organizado pelo controle de acesso. Desta forma, a empresa ganha maior confiabilidade de quem está acessando suas dependências, diferenciados a liberação de motoristas, funcionários, visitantes e terceiros.

Com a limitação dos acessos é possível ter organização dos espaços e controle total, evitando perdas e demais problemas. Inclusive, é possível integrar o controle de acesso com pesagens de caminhões e cargas, garantindo a assertividade.

Industria: Indústrias tem muito a ganhar com o controle de acesso, maior segurança, organização e até conformidade trabalhista. Em empresas do tipo é possível diferenciar regras pelo setor e função dos funcionários, além de visitantes, terceiros, veículos e frota da empresa.

É possível definir que cada visitante deve ter um responsável, não podendo realizar acessos sem ele e nem a áreas restritas. Além disso, o acesso por função evita que um funcionário que não recebe adicionais de insalubridade acesse lugares com uso de produtos químicos perigosos, por exemplo.

A nível de veículos é possível diferenciar o acesso para estacionamento, uso da frota da empresa, além de carga e descarga.

Vantagens do controle de acesso:

Independentemente do tipo de empresa, as vantagens do controle de acesso se aplicam a todas, benefícios como:

Segurança: Ter a informação de todos os acessos e poder bloquear em tempo real pessoas desconhecidas ou que não devem ter a liberação.  

Compliance trabalhista: Limitar o acesso a áreas perigosas e insalubres, com pintura, caldeiras, máquinas pesadas e de corte por exemplo.  

Adequação a LGPD: O controle de acesso feito de forma a organizada permite maior segurança mantendo o uso de dados seguro e em conformidade com a legislação, sem perda de dados por exemplo.

Agilidade nos processos: O controle de acesso pode agilizar processos, como o acesso de visitantes, terceiros e cargas, com dados previamente cadastrados e agendados.

Como implantar um controle de acesso?

Para implementar um controle de acesso efetivo, sua empresa deve seguir passos simples:

Identifique a necessidade: Reconhecer quais as regras necessárias para o controle de acesso, os espaços restritos e tipos de usuários.

Busque um software: Encontrar uma solução que permita a criação de todas as regras de acesso e informações que sua empresa demanda.

Escolha equipamentos: Escolher equipamentos adequados aos espaços de sua empresa, como catracas, cancelas ou controladores de portas, que se integrem ao sistema.

Para agilizar, fale com a Insoft4: A equipe da Insof4 é especialista em controle de acesso, nós podemos ajudar na criação de regras e escolha de equipamentos, utilizando nosso software completo e personalizável, fale com a gente!

Confira outros artigos

Ganhe tempo e aumente a segurança com o Ponto Soft. A economia e a facilidade que você precisa estão aqui!
Conheça o ponto soft