área restrita   | central do cliente   |
whatsapp
Blog da Insoft4

Controle de ponto e de acesso para empresas: 3 dicas de como implementar

23/12/22

A implementação de um controle de ponto e acesso garante diversos benefícios para as empresas, entretanto, também pode ser um desafio.  

Nesse artigo separamos 3 dicas para guiar esse processo!

Por que integrar controle de ponto e acesso?

Controle de ponto e acesso fazem parte da gestão de pessoas e unidos podem garantir segurança, compliance trabalhista e agilidade nos processos de RH e segurança do trabalho.

O primeiro benefício que podemos citar é a integração dos dados, ao manter o controle de ponto e acesso integrados, as informações que são necessárias nos dois processos podem ser aproveitadas. Isso permite uma maior agilidade e assertividade nas regras de ponto eletrônico e acesso.

Como um todo, o controle de acesso pode servir como uma forma de manter a cumprimento de regras trabalhistas, ao integrar com o ponto é possível potencializar isso. Além de manter o bloqueio das áreas com periculosidade e insalubridade, é possível também evitar horas excedentes e trabalho durante interjornada.

A integração do controle de ponto e acesso também pode fornecer informações importantes para tomadas de decisão, auditorias e investigações. Um exemplo disso é saber quais funcionários esqueceram de bater o ponto ou de fato faltaram.

Agora que já sabemos as vantagens de manter o controle de ponto e acesso integrados, confira dicas para a implementação.

Dicas para implementar controle de ponto e de acesso:

  • Regras dos horários de trabalho – A criação das regras de acesso é uma parte importante para implementar o controle de ponto e acesso, principalmente aquelas que se relacionam. Um exemplo disso é bloquear o acesso de funcionários em interjornada, um tipo de regra que une informações que vem do ponto e são aplicadas nos controladores.
  • Refeitório - O controle de refeitório também é um assunto que une informações referentes ao RH e pode ser aplicado ao controle de acesso, a contagem de refeições por funcionário e até a reserva de almoço logo que o funcionário chega e registra o ponto. Por isso, ao realizar a implantação do controle de ponto e acessa é importante considerar as regras de refeitório.
  • Equipamentos compatíveis - Além da configuração de sistema, os equipamentos também são importantes no controle de ponto e acesso. É importante manter os padrões de autenticação, como leitores de crachá e biométricos, dos equipamentos de ponto nos equipamentos de acesso, assim só é necessário um cadastro para cada, além de que cada funcionário pode utilizar apenas um crachá.

Dica extra: Conheça o Ecossistema Insoft4

Com o Ecossistema Insoft4 você tem um controle completo de ponto e acesso, que conta com aplicativos e equipamentos, além de poder optar pelo controle de terceiros também integrado.

Fale com nossa equipe e conheça essa solução.

https://www.insoft4.com.br/contato

Confira outros artigos

Ganhe tempo e aumente a segurança com o Ponto Soft. A economia e a facilidade que você precisa estão aqui!
Conheça o ponto soft