área restrita   | central do cliente   |
whatsapp
Blog da Insoft4

Desafios da gestão de cargas nas empresas

30/8/23

A gestão de cargas dentro de empresas pode ser um processo desafiador. Isso se dá pelo nível de complexidade que está relacionado ao trabalho de entrada e saída das mercadorias, desorganização pode gerar perdas e até fraudes.

Por isso, nesse artigo vamos abordar os desafios da gestão de cargas dentro da empresa:

A gestão de cargas na empresa envolve todo o processo de chegada e saída de mercadorias, ou melhor, a carga e descarga. Para uma logística ágil e funcional, essa gestão precisa ser eficaz, para evitar atrasos e reclamações do pessoal que realiza as entregas e o próprio cliente final.  

Alguns dos desafios são:

Manter a organização do que chega – saber identificar qual o departamento responsável pela carga, manter informações de transportadora, ordem de serviço e fornecedor.

Acompanhar a circulação do caminhão durante o processo – saber em que etapa está o veículo que chegou na empresa considerando diferentes cenários, o que chega vazio apenas para carga, o que chega cheio apenas para descarga e o que passará pela descarga e carga novamente. Além disso, a liberação do veículo de uma etapa para outra evitando a desorganização nos espaços físicos da empresa, muito importante principalmente quando esse espaço é limitado.

Os acessos do motorista – Enquanto ocorre o processo de carga ou descarga, é comum que o motorista possa circular na empresa e ter acesso à refeitórios, espaços de descanso, banheiros, etc, entretanto, é necessário cuidado para evitar o acesso em locais com informações sigilosas, espaços perigosos e insalubres.

Terceiros envolvidos – é comum terceirizar os serviços de motoristas e do pessoal responsável por tirar e colocar mercadorias no caminhão, entretanto, toda contratação de terceiros pode gerar um risco e demanda uma gestão para evitar.

Saiba mais: Tudo sobre Gestão de Terceiros  

Como ter mais segurança

Desafios mapeados, agora conheça algumas formas de facilitar a gestão de cargas na empresa:

Gestão de acesso de caminhões - O controle de acesso de caminhões durante processos de carga e descarga facilita a organização de todas as etapas, o mesmo pode seguir um processo de liberações por documentações e tempo, além de contar com controle pela leitura de placas ou manual.  

Integração com balanças - A pesagem dos caminhões é uma forma comum de garantir que a mercadoria está correta, isso pode estar integrado ao controle de acesso para restringir a saída ou solicitar explicações em casos de não conformidade.

Credenciais de acesso para motoristas – Diferenciar o acesso dos motoristas e dos caminhões permite a tranquilidade na circulação dentro da empresa, evita que o motorista fique exposto a ambientes insalubres e perigos, além de proteger as informações da empresa.

Gestão de terceiros – A gestão de terceiros é o meio para ter tranquilidade no acesso dos prestadores de serviços ligados à gestão de carga, só assim, é possível garantir que todos os profissionais em sua dependência possuem documentação, atestados e certificações necessárias, como por exemplo, carteira de motorista na categoria correta e válida para os motoristas.

Sabia que é possível resolver esses desafios com apenas uma solução?

O Ecossistema Insoft4 possibilita a gestão de terceiros e dos acessos, para funcionários, prestadores, veículos e objetos. Tudo isso de forma ágil e preparada para a realidade de sua empresa.  

Saiba mais!

Confira outros artigos

Ganhe tempo e aumente a segurança com o Ponto Soft. A economia e a facilidade que você precisa estão aqui!
Conheça o ponto soft