área restrita   | central do cliente   |
whatsapp
Blog da Insoft4

Descentralização na gestão de frequência: Como funciona?

16/11/22

Cada vez mais o setor de recursos humanos engloba questões estratégicas, mas para isso precisa agilizar processos burocráticos, como o ponto eletrônico, por exemplo. A descentralização é uma solução que ajuda justamente nessa questão, evita o acúmulo de funções e deixa todo esse controle mais rápido.

Como funciona a descentralização na gestão de frequência?

A descentralização do controle de ponto é possível a partir da tecnologia mobile ou quiosque de funcionários, também é necessário a definição de organograma da empresa, estabelecendo quem participa de cada equipe e seus gestores.

Com a ferramenta de controle de ponto configurada, o processo de descentralização fica simples. Questões que antes a equipe de rh teria que procurar o funcionário e envolver o gestor para resolver são agilizadas.

Nesse caso, o funcionário envia solicitações e justificativas para o gestor via app ou quiosque, o gestor avalia e o rh recebe todas as informações prontas. O colaborador vai receber uma notificação toda vez que precisar justificar algo e o gestor toda vez que precisar realizar uma análise.

A descentralização também é sobre facilitar o acesso à informação de ponto. Ao invés do funcionário precisar sempre solicitar as informações para o RH, ele pode acessar tudo de forma autônoma.

O que pode ser descentralizado?

Marcações esquecidas: Esquecimento de marcação é algo que infelizmente acontece com certa recorrência e exige uma correção de ponto. Com a descentralização o próprio funcionário informa as marcações esquecidas, com descrição e o horário que deveria ter ocorrido o registro.

Justificativas: Quando um funcionário tem saídas intermediárias ou faltas isso precisa ser justificado no ponto, tarefa que pode ser feita de forma descentralizada. O próprio colaborador pode informar o motivo da saída e incluir atestados e comprovantes.

Saldos de banco de horas: Em empresas que trabalham com banco de horas, algo muito comum é as constantes solicitações a respeito do saldo de banco de horas de funcionários. Com a descentralização isso pode acabar, já que o próprio colaborador possui acesso à essas informações.

Como descentralizar o controle de ponto?

Utilizar o Ponto Soft para controle de ponto é a melhor forma para fazer a descentralização, com flexibilidade, agilidade e segurança.

Entre as funções do aplicativo temos:

  • Inclusão e aprovação de justificativas;
  • Módulo gestor;
  • Solicitações diversas;
  • Assinatura de espelho ponto;

E muito mais...

Fale com nossa equipe!

Confira outros artigos

Ganhe tempo e aumente a segurança com o Ponto Soft. A economia e a facilidade que você precisa estão aqui!
Conheça o ponto soft