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Dicas para escolher qual o melhor controle de ponto para grandes empresas

A escolha do software de controle de ponto para grandes empresas é delicada e envolve muitas questões. Nesse artigo, queremos fornecer dicas valiosas para a tomada dessa decisão de tamanha importância, confira!

As necessidades de controle de ponto para grandes empresas:

Grandes empresas possuem necessidades específicas para o registro de ponto, seja de legislação, volume de dados e flexibilidade necessária. Podemos destacar questões como:

  • Obrigação legal: A CLT possui diversas regras sobre horários, formas de registro de ponto e regras para equipamentos e sistemas. Além disso, também existem os acordos e convenções, que podem impactar nos horários e cálculo de ponto. O sistema deve considerar e permitir toda essa amplitude de regras para o cálculo de frequência e fechamento de ponto.
  • Conformidade legal: Além de seguir as regras estipuladas na legislação, o sistema deve permitir maior segurança jurídica para a empresa. Na prática, isso significa evitar horas extras não autorizadas, jornada acima de 10 horas e trabalho interjornada. Não apenas regras para evitar, como também deixar isso registrado, auditorias e transparência.
  • Agilidade: Quando temos um alto volume de pessoas precisamos de agilidade no ponto, isso é possível a partir do poder computacional, de integrar os dados de marcação, calcular o ponto, identificar ocorrências, permitir as manutenções necessárias e fechar o ponto.
  • Descentralização: Grandes empresas podem ter diversas plantas, múltiplos gestores e equipes, para gerenciar tudo isso de forma efetiva, é necessário descentralização. Descentralizar é delegar tarefas para quem possa resolver de forma mais ágil e simples, na prática, o próprio gestor pode aprovar solicitação de funcionários, incluir liberação de horas extras, o RH de cada sede realizar cálculos e análises, fechamento de ponto, etc.

Requisitos do controle de ponto para grandes empresas:

Entendemos quais são as necessidades do controle de ponto para grandes empresas, agora é importante entender os pré-requisitos:

Integração: A integração entre softwares e equipamentos deve ser considerado no início da escolha de um novo software, só assim é possível ter a automação e agilidade necessárias. A integração ocorre entre o sistema de ponto e os relógios, sistema ERP, folha de pagamento e controle de acesso.

Múltiplos horários: É um requisito para contratação o sistema comportar as múltiplas regras que a empresa pode ter, os horários, compensações, banco de horas, noturnos, etc.

Múltiplas plantas: Para empresas com múltiplas filiais, é necessário que o sistema comporte isso, com diferentes níveis de permissão de usuários e responsáveis por empresa.

Dicas para controle de ponto para grandes empresas:

Por fim, vamos dar algumas dicas de funcionalidades do controle de ponto para grandes empresas:

Múltiplos contratos de trabalho: Podem ocorrer casos em que um funcionário contratado possui mais de um contrato de trabalho, comum em instituições de ensino, hospitais e para estagiários por exemplo. É possível fazer o controle da frequência por contrato de trabalho, facilitando o controle.

Aplicativo: Tecnologia mobile facilita de diversas formas o controle de ponto, seja para marcações, consultas, inclusão de ajustes e até envio de atestados.

Reconhecimento facial: O reconhecimento facial da maior segurança nos registros. Sendo praticamente impossível de fraudar, além disso agiliza, evita filas e dispensa o uso de bobinas.

Controle de acesso: O controle de acesso dá um novo nível de segurança para o ponto eletrônico, garantindo o bloqueio em horas extras e interjornadas, além de conferir o que são faltas ou esquecimentos.

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