Engajamento de fornecedores é uma prática que vem se tornando cada vez mais presente nos processos de compras. Ter essa proximidade pode ser uma vantagem competitiva e facilitar novos negócios.
Existem múltiplas formas de iniciar a prática de engajamento dos fornecedores, tudo isso traz uma série de vantagens. Nesse artigo vamos especificar o que é essas ações, suas vantagens e ferramentas para implementar.
O que é engajamento de fornecedores?
O engajamento de fornecedores é uma série de ações para maior proximidade e manutenção da relação entre contratante e contratada. Essa prática faz parte dos processos do setor de compras dentro de uma empresa, mas também diz respeito a gestão de recursos humanos e segurança do trabalho.
A prática de engajamento dos fornecedores é uma tarefa de relacionamento, envolve ter a interação e inclusão dessas pessoas no dia a dia da empresa. Entretanto, mesmo assim pode ser automatizada.
Vantagens do engajamento de fornecedores
Existem múltiplas vantagens em estabelecer o engajamento de fornecedores, algumas que podemos citar são:
- Conformidade legal: A conformidade legal do setor de compras e da relação com fornecedores é essencial para o bom funcionamento de uma empresa. É necessário que todos os aspectos legais do contrato sejam considerados, sobretudo em terceirizações. Em contratos que a empresa tomadora de serviços recebe os funcionários da terceira existem uma série de novas preocupações legais, como garantir que todos os direitos trabalhistas são seguidos e evitar processos com responsabilidade subsidiária. Ter fornecedores engajados facilita a aferição da conformidade legal.
- Produtividade: Ambientes de trabalhos engajados são mais produtivos, isso vale tanto para funcionários diretos quanto para fornecedores e terceiros.
- Condições de negociação: O setor de compras e os processos com fornecedores constantemente envolvem reajustes e negociações, ao ter os contratantes mais engajados é possível melhorar esse cenário. Um fornecedor engajado vai conhecer melhor o cenário da contratante, incluindo oportunidades de novos contratos, além da possibilidade de indicações. Por isso é possível conseguir melhores condições de negociações acerca de valores e contratos.
Como ter um maior engajamento de fornecedores?
A forma de engajamento de fornecedores varia conforme o tipo de serviço prestado e o contexto da empresa, mas existem formas de estabelecer essa relação:
- Novidades: A comunicação de novidades com os fornecedores é uma forma de mantê-los cientes do que está acontecendo dentro da empresa e engajá-los. Muitas vezes esses comunicados podem levantar novos assuntos e oportunidades de negócio, por isso é importante que eles saibam das novidades. Essa parte de comunicados pode ser sobre expansões da empresa, novos funcionários e mudanças nas lideranças, feitas de forma automatizada ou em conversas diretas.
- Integração: A integração dos fornecedores serve para mantê-los de forma mais inserida dentro do contexto da contratante. Nessa integração é importante falar sobre questões jurídicas e de segurança, como uso de EPIs e áreas restritas, mas também sobre a empresa em si. Assim como a integração de novos colaboradores, é importante inserir o fornecedor no contexto da empresa, conhecer a história, saber dos produtos produzidos, as vitórias, organograma e as dinâmicas do dia a dia.
- Acompanhamento periódico: O acompanhamento periódico não deve ser apenas a nível de avaliação dos serviços, mas uma conversa para maior entendimento entre as partes. Esse acompanhamento é importante para haver trocas entre contratante e contratada, atualizar sobre os negócios e ver novas oportunidades.
GT Soft como ferramenta para engajamento de fornecedores
O GT Soft e o serviço de Compliance Documental também são ferramentas para engajamento de fornecedores. A vantagem principal é realizar a gestão documental dos terceiros, que incrementa a conformidade legal e garante que todos são idôneos, entretanto, possui vantagens para o engajamento. As solicitações automáticas de documentos causam novos assuntos e oportunidades de conversa, além de criar uma relação melhor entre as partes.
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