No dia 04 de abril de 2021 o Grupo Insoft4 completou 21 anos, e para comemorarmos essa data, vamos contar um pouco da nossa história. Ao contarmos sobre nossa formação, pretendemos fazer com que outras empresas se identifiquem e se inspirem tanto em nossa jornada como em nossos ideais. Toda nossa trajetória é marcada por coragem e determinação, conceitos fundamentais na criação da empresa e de seus valores. 

Parte da cultura que nos move, é a busca por inovações tecnológicas e os relacionamentos. Ao longo desses 21 anos, a empresa sempre teve Leonardo Stangherlin e Luciano Dietrich como sócios, ambos responsáveis desde a concepção do Ponto Soft até os projetos atuais da Insoft4. O significado do nome da Insoft4 é um capítulo à parte e interessante desta história, que pode ser acessado em nosso site

PROCESSO DE CRIAÇÃO 

Oficialmente, a empresa inaugurou em 2000, mas os primeiros passos da criação do Ponto Soft foram em 1998. Esse projeto começou com a união das experiências de desenvolvimento, RH e análise de sistemas, expertises de cada um dos envolvidos. A busca por empreender e a experiência em softwares de controle de ponto, habilidades de destaque em Luciano aliadas à vontade de trabalhar em projetos impactantes e conhecimento interno do funcionamento de empresas de grande porte, competências chaves de Leonardo, uniram-se para desenhar o sistema que foi determinante para dar início ao Grupo Insoft4

A ideia do projeto era criar um sistema de controle de ponto preparado para um grande volume de dados. Ele deveria ser flexível e adaptado à realidade do RH em diversos segmentos, como industrial, ensino, hospitalar, etc. A metodologia utilizada para a concepção dessa solução foi olhar atentamente para o setor de RH da empresa em que os envolvidos no projeto trabalhavam e entender quais eram as necessidades reais do sistema. Os membros do projeto se preocuparam unicamente em ouvir quais eram as práticas e demandas que envolviam o processo de ponto de uma empresa para utilizarem seus conhecimentos para desenvolverem um sistema que o automatizasse.  

Algumas das características do sistema que foram definidas neste momento foram a necessidade de auditorias, a geração de diversos relatórios e os tratamentos do ponto de forma on-line e descentralizada. A partir disso, a decisão por utilizar a base de dados Oracle com as ferramentas Forms e Reports, ideais para o projeto. Assim foi criado o Ponto Soft. 

Os envolvidos no projeto já tinham conhecimento do problema que queriam resolver e como podiam criar essa solução, esse foi o momento de colocar a mão na massa, pois não havia a possibilidade de simplesmente largar tudo e focar 100% do tempo no Ponto Soft, mesmo possuindo uma ideia inovadora que ajudaria diversas empresas, eles ainda precisavam se manter. Então, foram nos horários livres que eles se encontravam na garagem dos pais do Luciano ou na casa do Leonardo, para dar vida a ideia que tiveram. Durante esse período ocorreram treinamento de futuros colaboradores nas ferramentas, desistências de colegas, bugs, aflições e incertezas, que foram aprendizados para os futuros sócios da Insoft4 enfrentarem essa fase com coragem. 

Desta forma, no início de 2000 a primeira versão do Ponto Soft estava finalizada e em 04 de abril de 2000 a Insoft4 foi criada. Conforme percebemos, logo na etapa inicial do Ponto Soft foram desenvolvidos dois valores fundamentais da Insoft4: o foco no cliente e busca de resultado. O foco no cliente era inicialmente ouvir suas demandas e necessidades, já a busca de resultado surgiu justamente para resolvê-las. Na história da Insoft4 esses dois valores são tão básicos que atualmente na cultura da empresa chegam a ser naturais. 

 

PRIMEIROS ANOS DE EMPRESA 

Os primeiros anos de uma empresa são cruciais para o seu estabelecimento no mercado, com a Insoft4 não ia ser diferente. Nós já tínhamos uma solução focada em empresas de grande porte, com alto volume de dados e necessidades de parametrizações complexas para o controle de ponto, agora era necessário chegar nessas empresas. Nesse sentido, iniciou o trabalho de criação e valorização de relacionamentos. 

O que acontecia no início da Insoft4 era basicamente começar a relacionar-se com o prospecto, ouvi-lo no que tangia suas demandas e assim, apresentar a solução. Contudo, mesmo possuindo um sistema que resolvesse as carências do RH dessas empresas a Insoft4 ainda era vista como “dois guris”, então chegou a hora de se provar ao mercado não só como uma solução, mas como uma empresa. Segurança, personalização e robustez, já eram características do Ponto Soft, agora viriam a ser também da Insoft4. 

Essa provação se deu de diferentes maneiras e dependeu de cada cliente. Para a Paquetá, por exemplo, foi necessário que a Insoft4 fizesse parceria com uma empresa de consultoria para provar sua seriedade. Em um caso diferente, na Marcopolo, foi liberado o código fonte do Ponto Soft para análise, como forma de garantir a segurança. No caso da GKN, posteriormente, tivemos que fazer um novo sistema que foi integrado ao Ponto Soft para conseguirmos fechar o contrato. Todos esses casos são clientes que o relacionamento começou em de 2000 a 2003, e os contratos permanecem até hoje. 

Ao ouvir essa parte da história, entendemos como a valorização de relacionamentos se tornou um valor tão fundamental para o Grupo Insoft4. Relacionamentos exigem confiança, adaptação e persistência, características que estão na essência da nossa empresa. Com o passar do tempo isso se tornou crônico na estrutura da empresa, foi a base para os serviços de customização dos sistemas, equipe de consultoria técnica, consultoria comercial e suporte. Logo no início de sua existência a Insoft4 já havia descoberto como iria se estabelecer: por meio de relacionamentos. 

EVOLUÇÕES E FUTURO 

Conforme o tempo foi passando, a Insoft4 foi evoluindo mantendo os valores iniciais e criando novos. Em poucos anos, ser vista como “dois guris” já fazia parte de um passado que parecia muito distante, que era lembrado com carinho. Cada vez mais surgiam novas demandas que vinham dos relacionamentos e o mercado da informática evoluía rapidamente e era necessário prever as demandas que ele iria gerar. 

Do ano 2000 até 2021 aprendemos que o processo de criação do Ponto Soft existiria de forma contínua. Sempre terá uma demanda que pode ser atendida pela Insoft4, há sempre uma ideia a ser executada e transformada em solução. Aprendemos que além de resolver os problemas que vinham de prospectos e clientes, precisávamos antecipar essas carências. Também percebemos que nossas soluções podem automatizar diversos setores de uma mesma empresa e auxiliar também em contratações, segurança, acessos, logística e muito mais além do RH.  

Até o ano de 2005, o Akita Soft e o GT Soft, surgiram diante das demandas trazidas por clientes e prospectos, o que gerou início ao ecossistema que temos hoje. Em 2009, com a portaria 1510, a Insoft4 viu a oportunidade de ampliar esse ecossistema, e foi criada a empresa Ponto Soft Equipamentos, responsável pela venda e prestação de serviços aos equipamentos que são mais adequados para as empresas que atendemos. Já em 2013 foi desenvolvido o Ponto Soft Express, uma solução como o Ponto Soft, porém acessível para empresas em que não havia grande volume de dados, mas também precisam de uma solução completa de ponto. E foi em 2018 que lançamos o Ponto Soft Mobile e a partir disso passamos para tecnologias de QR Code, autoatendimento, reconhecimento facial e muito mais. 

São tantas evoluções de soluções e tecnologias em 21 anos que merecem por si só uma postagem, porém o que queremos mostrar aqui é a capacidade da Insoft4 de se adaptar, customizar e renovar a todo momento. Isso se dá pela nossa coragem e entendimento de mercado. O futuro do Grupo Insoft4 continua em construção, e em breve o lançamento de um site de venda direta para levar um sistema de ponto e atendimento de qualidade cada vez mais clientes, marcará uma nova fase para a empresa.  

Contando essa história e explicando os conceitos por trás da Insoft4, esperamos auxiliar mais empresas, não só com nossos serviços e produtos, mas também com motivação. Empreender não é fácil, manter uma empresa não é fácil, se atualizar e adaptar também não, mas são desafios que devem ser vencidos com fé. Para empreender é necessário coragem, característica que está presente desde a criação da Insoft4 até os dias do hoje. Cada vez mais queremos resolver problemas e auxiliar empresas, isso é o que fazemos há 21 anos. Por isso, concluiremos essa história contando o que nos move: a determinação, que é o outro valor primordial de nossa empresa, é o que nos manteve nesses 21 anos e vai nos manter nos próximos.