Realizar o controle de ponto para grandes empresas é um desafio para o RH. O alto número de funcionários gera diversas complexidades no cálculo de horas, além disso, podem existir diferentes turnos de trabalho, horário noturno, banco de hora, etc.
Justamente por isso que há diferentes necessidades no controle de ponto para grandes empresas, como a descentralização das tarefas e flexibilização da gestão de frequência.
Na hora de escolher um sistema de ponto eletrônico para empresas do tipo é importante avaliar quais as funcionalidades que vão suprir essas necessidades específicas. Por isso fizemos esse artigo para falar sobre essas funções que um sistema precisa ter para realizar o controle de ponto para grandes empresas com agilidade e segurança, confira:
Aplicativo:
Soluções mobile facilitam o dia a dia dos funcionários e permitem mais agilidade e acesso à informação no controle de ponto. Permitir que o próprio funcionário possa consultar seu saldo de horas, incluir marcações faltantes e atestados poupa tempo de trabalho do RH.
Além disso, grandes empresas possuem necessidades específicas, como processos para solicitar horas extras, compensações e reserva de refeição, todas essas ações podem ser personalizadas em um aplicativo para os seus funcionários.
Perfil de gestor:
Se apenas a consulta e solicitação de ajustes de ponto dos funcionários já garante maior aproveitamento de tempo para o RH, imagina descentralizar essa avaliação, isso pode facilmente ser feito por um perfil de gestor.
Já é algo comum que em grandes empresas os gestores trabalhem junto do RH para avaliar os ajustes de ponto dos funcionários, com o perfil de gestor, em aplicativos ou mesmo no sistema de tratamento, isso é facilitado.
Identificação facial:
Evitar fraudes e ter segurança nas marcações de ponto é extremamente importante para manter a confiabilidade na gestão de frequência. Em empresas de grande porte, devido ao grande número de funcionários, quanto mais ferramentas para evitar fraudes melhor.
A identificação facial é a forma mais segura e confiável de coletar as marcações de ponto dos funcionários. E além da sua segurança, é muito versátil, pode ser utilizada em equipamentos na empresa, ou no próprio telefone para funcionários remotos ou em trânsito.
Relatórios:
A análise de dados é essencial em empresas de grande porte, entender como estão os dados em relação a custos com banco de horas, horas extras, empréstimo de funcionários entre setores e absenteísmo ajudam na tomada de decisão e na gestão da empresa.
Além de relatórios prontos, poder personalizar os dados para a análise e exportar em diferentes formatos também são necessidades.
Auditoria em tela
Auditorias são comuns em empresas de grande porte, para o bom funcionamento de processos, evitar fraudes e se proteger de reclamações jurídicas, no caso do sistema de controle de ponto isso não deve ser diferente.
Auditorias em telas permitem identificar todas as ações e ajustes que foram executados e por quem.
Ponto Soft, uma solução de controle de ponto para grandes empresas
O Ponto Soft é uma solução desenvolvida pelo Grupo Insoft4, que é especialista na gestão de pessoas, um software de controle de ponto para grandes empresas.
Saiba mais sobre a solução e veja como ela pode ajudar a sua empresa para mais segurança, agilidade e flexibilidade nesse processo.