A gamificação representa uma metodologia inovadora no campo da motivação de funcionários. Através dela, é possível estimular comportamentos e adequar as ações individuais e coletivas conforme os padrões de produtividade exigidos pelas organizações. Utilizando a mesma mecânica de jogos eletrônicos, um cenário competitivo é criado para envolver cada colaborador em um esforço individual para o alcance de metas e objetivos coletivos dentro da empresa.


A estratégia permite que a empresa alcance um bom nível de motivação dos colaboradores, estimulando uma competição saudável entre os colegas de trabalho ou em um grupo de tarefas. Com o esforço, os funcionários exploram seus limites, ampliam seus conhecimentos e habilidades, atingem as metas com mais rapidez e qualidade e, ainda, são recompensados por isso.


Como começar?

Reúna os gestores, apresente a ideia, seus objetivos, e elaborem a estrutura da competição. Procure desenvolver as ideias de forma a incentivar os colaboradores a pensar de maneira empreendedora, criando novas soluções e interagindo em equipes. Os objetivos podem começar por redução de custos, aumento de vendas, otimização de processos, redução de faltas, atestados, acidentes de trabalho e outros problemas que seus gestores possam lhe apontar.


Apresente a ideia a todos

O objetivo é criar envolvimento, correto? Então, é preciso apresentar a gamificação de forma lúdica, atraente e envolvente. Uma atmosfera de descontração deve ser criada, mostrando que se trata de algo inovador, importante para o desenvolvimento dos colaboradores e, principalmente, que é uma excelente maneira de ver e ser visto. Inúmeros talentos podem ser descobertos em meio ao jogo. As pessoas descobrirão como fazer tarefas rotineiras de forma nova, mais interessante e produtiva para todos.


Premiações

É importante criar níveis a serem alcançados, sempre liberando dicas para passar ao próximo nível. É fundamental divulgar os indicadores de performance, de forma a guiar os colaboradores na direção desejada. Premiações simbólicas e pontuações são fundamentais, com o reconhecimento público dos que estiverem à frente, sem deixar qualquer falha nesta etapa. Lembre-se que seus objetivos devem estar alinhados com os objetivos estratégicos da empresa.


Gerar comprometimento de seus colaboradores é um desafio com um prêmio muito desejado por todas as empresas. Pessoas que pensam como donos do negócio, autogeridas, menos dependentes e com maior capacidade de gerar novas ideias podem impulsionar sua empresa a níveis nunca sonhados. De repente, o sonho virou realidade!