área restrita   | central do cliente   |
whatsapp
Blog da Insoft4

Gestão de Terceiros: O que é e como impacta sua empresa

18/7/23

A contratação de terceiros está amplamente prevista na legislação, entretanto demanda cuidados. Ao contratar prestadores sem uma gestão adequada a empresa se cola em diversos riscos, saiba mais sobre como a gestão de terceiros pode impactar nessa questão!

É comum que para suprir demandas e realizar tarefas específicas empresas façam a contratação de terceiros. Esse tipo de contratação pode trazer diversos benefícios para empresa, pois pode contar com uma equipe especializada para o trabalho.

Entretanto, para aproveitar essas vantagens a empresa deve se atentar em algumas obrigações da legislação:

  • Fornecer condições de segurança, higiene e salubridade dos colaboradores;
  • Garantir ao funcionário terceiro o mesmo atendimento médico, ambulatorial e de refeição que são destinados aos seus empregados.

Além disso, é necessário saber sobre a responsabilidade subsidiária, que, em resumo, significa que quando a empresa contratada não consiga cumprir com os encargos trabalhistas de seus funcionários, a contratante deve arcar com esses valores.

Sendo assim, podemos elencar alguns riscos que a empresa pode sofrer ao contratar terceiros:  

  • Arcar com responsabilidade subsidiária;
  • Se envolver em processos trabalhistas;
  • Danos à imagem da empresa;
  • Danos no relacionamento com investidores e empresas parceiras;

Tudo isso pode ocorrer ao contratar uma empresa que não segue a legislação trabalhista, princípios de ESG e compliance.

O que é gestão de terceiros?

A gestão de terceiros é o processo que visa manter a compliance nas contratações de prestadores de serviço, acompanhando-o durante todo o tempo da prestação. É o controle da documentação comprovatória por tipo de serviços, além de treinamentos e integrações.

O impacto da gestão de terceiros na redução de riscos

Com uma gestão de terceiros automatizada é possível atestar que a empresa contratada respeita a legislação trabalhista, os princípios de ESG e compliance, isso não apenas na contratação, mas durante toda a prestação de serviços. Pela gestão de terceiros é possível atestar que cada funcionário prestador que estava na empresa contratada, também estava em conformidade.

O que é GT Soft?

O GT Soft é a solução mais completa para a gestão de terceiros, permite um processo 100% personalizado de coleta, análise e atualização de documentos, além do controle de treinamentos e integrações.

Com o GT Soft sua empresa pode ter tranquilidade ao contratar terceiros.

Vantagens de realizar a gestão de terceiros com o GT Soft!

Automação

A automação de processos reduz o trabalho manual da equipe, além da incidência de erros. O GT Soft permite um processo ágil e personalizado, com avisos automáticos e cálculo de vigências.

Integrado ao controle de acesso

Com o GT Soft integrado ao controle de acesso é possível restringir o acesso de todo funcionário que não está em conformidade, seja por documentação da empresa ou individual.

Equipe de especialistas

O GT Soft é uma solução do Grupo Insoft4, então dá pra contar com toda a excelência característica dessa equipe. Conte com o processo de implantação assistida, suporte, análise de documentação e muito mais!

Maior segurança

A segurança e tranquilidade na gestão é o maior benefício do GT Soft!  

Quer saber mais? Entre em contato com nossa equipe!

Confira outros artigos

Ganhe tempo e aumente a segurança com o Ponto Soft. A economia e a facilidade que você precisa estão aqui!
Conheça o ponto soft