área restrita   | central do cliente   |
whatsapp
Blog da Insoft4

Implantação de sistema de gestão de acessos: do planejamento à operação efetiva

6/9/23

A gestão de acessos é cada vez mais uma necessidade, mas um projeto funcional exige um planejamento detalhado. A implantação de um sistema de controle garante diversos benefícios para empresas, organizações, hospitais e escolas, mas a falta de preparação pode causar o desuso e furos na segurança.

A importância do planejamento na gestão dos acessos:

A gestão dos acessos é cada vez mais uma necessidade, seja pela segurança do patrimônio, das pessoas, dos dados ou até mesmo para organização, entretanto, esse senso de urgência deve ser medido antes de implantar o projeto. Existe o pensamento de que para ter um controle de acesso só é necessário incluir catracas e cadastrar os usuários, então apressam o processo, em muitos desses casos, após um certo tempo esses equipamentos caem em desuso por não fornecerem as informações necessárias ou aplicar as regras de forma efetiva.

O planejamento do controle de acesso é justamente o que faz com que o projeto seja eficaz e duradouro.

Por isso, elencamos alguns passos para o planejamento da gestão de acessos, confira:

Identificar a necessidade

Todo projeto de gestão dos acessos parte de uma necessidade principal e depois são elencados novos usos, é importante mapear tudo isso antes de começar uma implantação. São diversos casos e soluções que envolvem um controle de acesso, confira alguns:

  • Segurança das entradas principais;
  • Controle de visitantes;
  • Entrada de carga e descarga;
  • Acesso a estacionamentos;
  • Entregas
  • Circulação de veículos;
  • Acesso em espaços perigosos ou insalubres;
  • Entrada em salas com informações confidenciais, segredos industriais e projetos;
  • Controle de refeitório;
  • Controle horas interjornada e horas extras;
  • Tipos de perfil de usuários que acessam e locais de circulação realmente necessários para cada um.

Essas são apenas algumas aplicações que uma gestão de acessos pode ter.

Mapear os espaços e níveis de bloqueio

Com as necessidades mapeadas, são criadas as regras de acesso, para isso é necessário analisar os espaços e os níveis de segurança para cada um. Diferentes espaços geram diferentes necessidades de equipamentos, por exemplo, se a empresa demanda um controle extremo em áreas externas, um torniquete é a solução, se é mais para um controle e organização, podem ser utilizadas catracas.

Importante lembrar que o controle de acesso por equipamentos e sistemas nunca vem sozinho, em alguns casos é necessário contar com portarias e equipes de segurança.

Para definir as regras de acesso, tem que levar em conta as necessidades e os espaços, além de a cultura da empresa (lembrando que adaptações serão necessárias). Assim é possível definir quem acessa a empresa, qual o processo para visitas, quais áreas tem acesso restrito, etc.

Integrações

As necessidades da gestão de acesso e as regras podem depender de integrações do sistema de controle com outros softwares. Na fase do planejamento é importante pensar nessas integrações, com a gestão de terceiros, controle de ponto, gestão educacional, entre outros.

Escolher um sistema de gestão de acessos

Com as necessidades, regras e integrações mapeadas, chegou a hora de definir um sistema, o mais indicado é o Akita Soft. Essa solução permite o controle de acesso de pessoas, objetos, veículos e cargas, além de integrar com os melhores equipamentos do mercado.  

A equipe da Insoft4 é especialista em gestão de acessos e auxilia em todo o processo de planejamento, fale com a gente!

Escolher os equipamentos

Com o sistema definido, vamos escolher os equipamentos ideais. Nessa etapa conta muito a análise feita quando os espaços foram mapeados, existe uma diversidade de tipos e modelos de equipamentos de acesso, que vão daquilo que mais se integra ao ambiente ao que mais restringe os acessos.

Entre as opções temos:

  • Catracas;
  • Passagens automatizadas;
  • Cancelas;
  • Controladores de porta.

Lembrando que esse tipo de projeto geralmente envolve obras e mudanças na rede de energia e internet, a equipe dos equipamentos pode auxiliar. Nos projetos do Grupo Insoft4 você conta com esse apoio.

Com todas essas etapas você terá uma gestão de acessos segura e funcional!

Após a implantação segue o momento de adaptação das equipes ao novo sistema, facilitado por apresentações e avisos.

Quer saber mais sobre o assunto e iniciar um projeto para a sua empresa? Fale com a gente!

Confira outros artigos

Ganhe tempo e aumente a segurança com o Ponto Soft. A economia e a facilidade que você precisa estão aqui!
Conheça o ponto soft