Segurança é uma grande preocupação em empresas e condomínios, um controle de acesso efetivo pode trazer mais tranquilidade. Frente aos elevados níveis de criminalidade, níveis de privacidade e necessidade de controles de circulação, a necessidade de uma gestão automatizada dos acessos é cada vez maior.
Sabendo de tipo isso, o Grupo Insoft4 fez esse artigo para explicar o que é um controle de acesso e para o que ele serve:
Controle de acesso é a junção de sistemas e equipamentos que fazem o controle das entradas, saídas e bloqueios, com regras e registros de usuários. Ou seja, para se ter um controle de acesso efetivo são necessários equipamentos, como catracas, cancelas e controladores de porta, integrados a um sistema que fará toda a gestão.
Existem diversos equipamentos para controle de acesso, que variam conforme o nível de segurança necessário, estética e local. Para estacionamentos e passagens de carros temos as cancelas. Já para pessoas é possível utilizar as catracas em espaços abertos, passagens automatizadas quando é um local que demanda um apelo estético e controladores de porta quando já existe uma porta para ser controlada. Além disso, para espaços que demandam maior controle é indicado o uso de torniquetes.
Fora os equipamentos, existe o meio de autenticação dos usuários que vão passar pelo controle de acesso. Isso pode ser por meio de senhas, cartões de aproximação ou código de barras, tags veiculares, biometria e até identificação facial. Novamente, isso vai variar conforme o cenário, dependendo do tipo de trabalho da empresa (com luvas, produtos químicos, etc) a biometria pode ser desgastada, nem sempre o cartão garante o nível de segurança necessário, etc.
Já o software de controle de acesso vai fazer a gestão dos equipamentos, meios de autenticação, regras, registros e manutenção dos históricos de entradas e saídas. Por isso deve ser um software flexível, que permita a configuração das regras do modelo de negócio e integrações, mas também ágil, para garantir todos os cadastros e informações em tempo real.
A principal função do controle de acesso é garantir maior segurança em sua empresa, pois é uma barreira para evitar invasões e furtos. Entretanto, as vantagens também vão além disso.
Com um controle de acesso automatizado e efetivo é possível aumentar a segurança contra passivos trabalhistas. É possível evitar acidentes de trabalho ao restringir o acesso aos ambientes que possuem maquinário perigoso. Além disso, a empresa pode restringir o acesso de funcionários em interjornada, afastamentos legais e férias, o que garante o cumprimento da CLT e outras legislações trabalhistas.
Para implementar o controle de acesso são necessários alguns passos, que garantem maior funcionalidade e segurança:
O controle de acesso com reconhecimento facial é uma nova tecnologia que garante ainda mais segurança, tecnologia e agilidade na gestão de entrada e circulação das empresas. Essa solução funciona de forma simples e tem diversos benefícios:
O Akita Soft é um software para controle de acesso que pode te trazer todos esses benefícios, suas funcionalidades são flexíveis, possui agilidade nos cadastros e consulta de informações em tempo real.
Para ter tudo isso em sua empresa ou condomínio é simples, entre em contato com a equipe de especialistas do Grupo Insoft4 e explique suas necessidades.