área restrita   | central do cliente   |
whatsapp
Blog da Insoft4

Ponto Eletrônico Online: Quais as vantagens?

17/3/22

Os relógios de ponto tem uma longa história. Desde a promulgação da Lei Integral do Trabalho (CLT) em 1943, foram promulgadas regras sobre jornada de trabalho e controle da jornada de trabalho. É com a ajuda da tecnologia que o controle de frequência adquiriu um novo formato. Agora, temos o ponto eletronico online, por aplicativos para fazer o registro e até programas de computador.

Anteriormente, como você deve se lembrar, o registro era feito em um livro. Cada funcionário  marcava os horários de entrada e saída e, em seguida, assinava seu nome. Isso sob a supervisão de um funcionário da equipe de Recursos Humanos.

Aqui, já podemos ver como a função de RH se limita a tarefas burocráticas. De fato, algumas empresas brasileiras ainda possuem modelos de planilhas de horários em Excel. No entanto, novas ferramentas surgiram e facilitaram a vida do departamento de RH.

Podemos dizer que o ponto eletrônico online é uma alternativa legal, segura e que cumpre com os requisitos da lei brasileira. Dessa maneira, é momento de conhecer as vantagens de adotar um relógio de ponto online.

Facilidade no controle de jornada

As empresas são obrigadas por lei a registrar as horas trabalhadas por seus funcionários. Sejam eles 21 ou milhares, leva tempo para funcionários e profissionais de RH fazerem o trabalho dentro de um cronograma. Ao mesmo tempo, o livro de ponto é facilmente modificado.

Ele pode ser apagado e desmarcado a qualquer hora do dia e em qualquer lugar. Os pontos eletrônicos dependem de leitura de cartões e pontos biométricos. O mesmo vale para os pontos cartográficos.

Assim, ficamos com cronometragem feita online, disponível no aplicativo, lendo códigos QR ou visitando o site do software de RH. Colaboradores podem cadastrar itinerários com um clique! Mais economia e economia de recursos físicos, a agilidade no registro de viagens e a simplicidade das tarefas do dia a dia. Dessa forma, o RH também ganha vantagem.

Não precisa verificar todos os registros de pontos e pode acessar o controle de frequência sempre que precisar.

Armazenamento de dados na nuvem

Um dos maiores benefícios que a tecnologia nos trouxe foi o armazenamento de informações na nuvem. Isso significa que o sistema de RH salva todos os dados de registros de frequência de cada funcionário na web. Os dados se mantêm seguros, não podem ser alterados e podem ser acessados a qualquer momento, de qualquer lugar. Basta ter conexão com a internet.

Criação de indicadores de RH

Entre os indicadores e KPIs de RH, a assiduidade, produtividade e absenteísmo são essenciais para o setor de gestão de pessoas. Um meio de construir esses números é por meio do controle de frequência. Ao obter esses dados de maneira rápida, é mais fácil construir análise de RH sobre os colaboradores e a empresa.

Ou seja, o departamento de recursos humanos se torna mais estratégico ao ter ferramentas modernas ao seu alcance em poucos minutos.

Menos custos para a empresa

Quando tudo que a empresa necessita é de um software de recursos humanos, ela não precisa mais se preocupar com a manutenção de nenhuma tecnologia. Dessa maneira, o setor financeiro da instituição é capaz de reduzir custos com   equipamentos e melhorias. Assim, outros investimentos mais importantes podem ser feitos.

Controle total do registro de ponto

Além de ter conhecimento sobre os horários de entrada, intervalos e saída do colaborador, um software de RH também pode permitir que o gestor ou líder de RH saiba de onde é feito o registro do ponto. Isso mesmo, o ponto web pode ter o recurso de geolocalização ativado! Assim, informar de onde os colaboradores estão realizando o registro de frequência.

Além disso, para colaboradores que estão em home office ou realizam entregas, esse tipo de informação pode ser vital para a empresa.

Diminui as possibilidades de um processo trabalhista

O Brasil é um dos países que mais possui processos trabalhistas no mundo. E um dos problemas mais comuns é sobre os registros de jornada de trabalho. A empresa e o colaborador têm mais segurança ao optar por um ponto via web, pois os dados são mais confiáveis e podem ser usados no caso de um processo.

Ponto Web: constrói um RH moderno e estratégico

A evolução do trabalho do profissional de RH exige que ele esteja em uma posição mais estratégica, inteligente e alinhada aos objetivos da empresa. Isso significa que já se foram os dias em que o RH passava a maior parte do tempo em tarefas tediosas, como monitorar os registros de tempo de cada funcionário.

Por isso, investir em softwares de RH é uma forma de modernizar sua empresa e fazer do RH um aliado no processo decisório dos líderes da empresa.

Além disso, o ponto eletrônico online é benéfico para os próprios colaboradores. Isso porque o funcionário poderá fazer seu registro em diferentes plataformas e consultar todas as marcações. Outra vantagem é que ele se sente mais seguro em expressar sua opinião sabendo que todos esses dados estão armazenados na nuvem e não podem ser alterados.

Com estas vantagens, o ponto via web se destaca como a melhor tecnologia para realizar o registro de jornada dos seus colaboradores!

Confira outros artigos

Ganhe tempo e aumente a segurança com o Ponto Soft. A economia e a facilidade que você precisa estão aqui!
Conheça o ponto soft