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Blog da Insoft4

Ponto Eletrônico Rápido com Reconhecimento Facial

28/12/23

Um controle de ponto eletrônico rápido garante diversas vantagens, principalmente em empresas de grande porte. Confira nesse material como o reconhecimento facial garante agilidade e segurança na sua gestão de frequência.

Cada vez mais os profissionais de recursos humanos estão focados em uma atuação estratégica, a redução do trabalho manual e agilidade nos processos é o que permite isso. Um ponto eletrônico rápido garante um maior aproveitamento de tempo e facilidade para a gestão de frequência.

A identificação facial por muito tempo pareceu uma tecnologia distante, dos filmes de ficção científica, porém está cada vez mais acessível. No contexto da gestão de frequência, o reconhecimento facial permite um ponto eletrônico rápido e seguro.

A legislação do ponto eletrônico com reconhecimento facial

Antes de falarmos sobre o ponto eletrônico rápido com reconhecimento facial, é importante relembrarmos o que a legislação fala sobre.

A primeira questão é a obrigação, toda empresa com mais de 20 funcionários precisa manter o controle do tempo de jornada de trabalho, isso segundo o artigo 74 da CLT:

 Art. 74.  O horário de trabalho será anotado em registro de empregados.  

§ 2º  Para os estabelecimentos com mais de 20 (vinte) trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções expedidas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, permitida a pré-assinalação do período de repouso.  

§ 3º  Se o trabalho for executado fora do estabelecimento, o horário dos empregados constará do registro manual, mecânico ou eletrônico em seu poder, sem prejuízo do que dispõe o caput deste artigo.

§ 4º  Fica permitida a utilização de registro de ponto por exceção à jornada regular de trabalho, mediante acordo individual escrito, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho.          

Como vimos, é possível manter o controle de ponto manual (livro), mecânico (relógio cartográfico) e eletrônico, este último se divide em 3 opções:

  • REP-C: Relógios Eletrônicos de Ponto Convencionais;
  • REP-A: Métodos alternativos de controle de ponto, utilizados mediante acordo ou convenção coletiva;
  • REP-P: Dispositivos de coleta de marcação com programas para integração e armazenamento em nuvem;

Atualmente, essa última opção é a mais indicada, já que permite o uso de aplicativos, programas de computador, terminais de reconhecimento facial e muito mais. Além disso, esse método emite os comprovantes de registro digitais e possui todos os documentos fiscais obrigatórios.

O que é o ponto eletrônico com reconhecimento facial?

O ponto eletrônico com reconhecimento facial utiliza essa nova tecnologia para a autenticação do funcionário. O processo de registro funciona em etapas simples:

1 - Reconhecimento do funcionário por meio de reconhecimento facial;

2 - Confirmação do funcionário e registro de ponto;

3 - Emissão digital do comprovante de registro de ponto.

Todas essas etapas ocorrem de forma ágil e simples, o reconhecimento pode ocorrer em menos de 0,2 segundos.  

O melhor exemplo dessa tecnologia é o Ponto Soft REP-P com Reconhecimento Facial, desenvolvido pelo Grupo Insoft4 utilizando terminais de identificação da Hikvision. Esses equipamentos são ideais para uso, pois possuem agilidade mesmo em grandes fluxos de pessoas, além de reconhecimento com iluminação comprometida.  

O que é um ponto eletrônico rápido?

O Ponto Eletrônico rápido é aquele que permite a agilidade e fluidez na gestão de frequência, uma forma simples de registro que seja segura e eficaz, existem alguns pré requisitos:

  • Facilidade para o funcionário se autenticar;
  • Agilidade para a autenticação e confirmação do funcionário;
  • Método de registro compatível com o serviço e rotina do funcionário;
  • Agilidade para emissão do comprovante de registro;
  • Não formar filas nos horários de pico.

A identificação facial do Ponto Soft REP-P é uma forma de ponto eletrônico ágil. Isso se dá por toda tecnologia envolvida, desde a agilidade na autenticação do usuário, até a comunicação com o sistema, emissão de comprovante e consulta dos dados pelo RH.

A agilidade também ocorre na comunicação entre os sistemas, as informações de ponto e acesso se integram para um ecossistema completo. Só assim é possível ter um controle estratégico e que possibilite a redução de gastos com horas extras, assertividade nas informações de ponto e validação de faltas e esquecimento de registro. O melhor é que tudo isso ocorre pela identificação facial, com cadastros únicos aproveitados pelo ponto e acesso.

Vantagens de um ponto eletrônico rápido

O ponto eletrônico rápido possui diversas vantagens, além da velocidade no registro e evitar as filas no horário de pico, confira:

Confiança com o RH: Um ponto eletrônico ágil e funcional traz maior segurança para o funcionário, de que seus horários estão corretos e todo tratamento é feito de acordo.

Assertividade: A agilidade no controle de ponto permite maior precisão e assertividade, com redução do tempo em fila.

Segurança jurídica: Um registro de ponto ágil e seguro, que passa confiança para os funcionários e possui todas as configurações em conformidade com a lei, garante maior sensação de segurança jurídica para a empresa.

Modernidade: Atualmente todas as empresas buscam modernizar processos, utilizar a identificação facial no ponto eletrônico e aproveitar todas suas vantagens é um grande passo.

Como ter um ponto eletrônico rápido mesmo com muitos colaboradores?

Para empresas com muitos colaboradores o desafio de manter um ponto eletrônico rápido pode ser maior. Mesmo utilizando uma solução como o Ponto Soft REP-P com Identificação Facial, mais algumas ações são necessárias para garantir a agilidade nas marcações:

Manter diversos espaços para registro de ponto: Além de um equipamento ágil, devido ao fluxo de pessoas nos horários de pico, é importante ter mais de um local para registro de ponto. Esses locais devem ser decididos pensando nos fluxos de entrada e saída de funcionários e o posicionamento de equipes maiores.

Diversificar formas de marcação: Em grandes empresas é comum que a jornada de trabalho e os espaços sejam diferentes para cada funcionário, como por exemplo, o home office em equipes administrativas. Para isso, é ideal manter um controle de ponto que se adapte a essa realidade, como por exemplo o Ponto Mobile, isso também vai ajudar a reduzir o movimento nas estações físicas de marcação.

Quer tudo isso para a sua empresa? Fale com a gente!

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