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Blog da Insoft4

Por que incluir a integração na gestão de terceiros?

23/8/22

Ao terceirizar algumas atividades do trabalho meio ou fim de empresas, muitos se questionam sobre a necessidade de realizar reuniões de integração com os novos funcionários. Muitos não incluem isso na gestão de terceiros, pois acham que não é necessário, já que são colaboradores não efetivos, vão ficar por pouco tempo e as vezes nem vão até a empresa todos os dias. 

Entretanto, na prática se percebe a importância de manter esse espaço destinado para uma apresentação correta da empresa e suas regras para o funcionário terceiros. Além de fazer o controle de documentações de terceiros, as integrações também são uma forma de deixar as contratações de prestadores de serviços mais seguras. 

 

O são as integrações na gestão de terceiros 

A integração dos prestadores de serviço, em geral, é uma apresentação da empresa contratante para os funcionários terceiros. Nesse momento, são citadas as regras de convivência, segurança, acessos, etc, além de todas as outras informações importantes para a realização do serviço contratado. 

A integração é um dos primeiros passos da gestão de terceiros, junto da coleta de todos os documentos obrigatórios. Deve ocorrer antes que os funcionários iniciem seus serviços, pode ser em grupo ou individual. 

 

Por que fazer a integração de terceiros? 

Agora que entendemos o que são essas integrações de prestadores de serviços, vamos descobrir os motivos que tornam isso uma prática muito importante na hora da gestão de terceiros

 

Segurança do trabalho 

Evitar acidentes de trabalho é uma preocupação de todas as empresas, principalmente na hora de utilizar mão de obre terceirizada. Por isso, passar as informações de segurança para esses funcionários e ter a certificação disso. 

Desta forma a contratante garante confiabilidade para os dois lados. Os prestadores de serviço recebem todo o treinamento para a realização de seu serviço em segurança, já a contratante atesta que fez todas as instruções necessárias. 

 

Segurança da informação 

Muito se fala sobre proteção contra acidentes de trabalho, entretanto, a segurança da informação também exige atenção. Nos processos de adequação à LGPD das empresas, os funcionários terceirizados são vistos como um ponto crítico, que necessita de adequação, já que muitos mexem com dados pessoais e nem sempre tem o treinamento necessário. Isso tudo principalmente no caso de terceiros para atendimento, portaria, etc. 

Visto tudo isso, as diretrizes de segurança da informação da empresa contratante precisam ser passadas para os prestadores de serviço, a apresentação de integração é o momento ideal para isso. Assim, novamente, além de indicar a forma correta da realização do serviço, a contratante também pode atestar que passou todas as informações corretas de adequação. 

 

Qualidade e bem-estar 

Além da adequação do trabalho terceirizado às regras e diretrizes da contratante, a preocupação com o bem-estar desses colaboradores também é válida e implica na qualidade do serviço. A integração desses funcionários terceiros é uma forma de dar as boas-vindas, apresentar a missão da empresa e deixar os empregados cientes de sua importância ali. 

 

Como controlar? 

A integração deve fazer parte da gestão de terceiros, junto da coleta de documentos. É importante que isso seja requisito para o início do trabalho do prestador de serviços, assim toda a relação do serviço ocorre com qualidade e segurança. 

O GT Soft é uma solução para gestão de documentação de terceiros e treinamentos. No sistema é possível automatizar a agenda da integração, formação de turmas, envio de aviso e comprovação de presença dos prestadores. 

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