área restrita   | central do cliente   |
whatsapp
Blog da Insoft4

Quais são os tipos de soluções de controle de acesso?

14/6/23

Soluções de controle de acesso são requisitos para maior segurança em empresas, instituições de ensino, saúde e condomínios. Você sabia que existe mais de um tipo de solução de controle de acesso? Confira esse artigo e entenda o que é cada uma e suas diferenças.

Tipos de soluções de controle de acesso:

Podemos dividir as soluções de controle de acesso em dois grandes grupos:

Manuais:

Nesses casos todo o controle do acesso é feito por pessoas, como guardas, porteiros e recepcionistas. As informações de acesso ficam armazenadas em listas impressas ou planilhas, gerenciadas de forma manual.

No controle de acesso manual até podem existir equipamentos, como cancelas, portões e catracas, porém seu acionamento não é automatizado, depende de uma pessoa pra realizar o acionamento.

Automatizadas:

As soluções de controle de acesso automatizadas são aquelas que combinam um sistema de controle de acesso com equipamentos a serem gerenciados. Nesse caso, após configurados os níveis de permissão por usuários, os mesmos se autenticam nos equipamentos e tem seu acesso liberado ou bloqueado. Cadastros de visitantes são feitos diretamente no sistema, eles já recebem um meio de autenticação, como um crachá temporário, por exemplo. Nesse sistema, ficam todas as informações de usuários, acessos, horários, liberações, responsáveis, etc.

A autenticação dos usuários pode acontecer das seguintes formas:

  • Identificação Facial
  • Biometria
  • Aproximação
  • Barras
  • Senhas

Leia também:

Controle de acesso e identificação facial: Hikvision e Akita Soft

Controle de Acesso Biométrico: Como funciona?

Soluções de controle de acesso eletrônico

Soluções de controle de acesso eletrônico são as mais seguras, ágeis e efetivas para empresas, escolas, hospitais e condomínios. Isso porque automatizam essa gestão por meio de sistemas e equipamentos, os responsáveis precisam apenas cadastrar as regras do controle de acesso e depois realizar cadastros de visitantes, novos usuários e fazer acompanhamentos.

Por meio de soluções de controle de acesso automatizadas é possível fazer a gestão de múltiplos espaços e bloqueios, com diferentes níveis de permissão para cada usuário. Um exemplo é em uma empresa que possui uma sala de projetos, com informações restritas, por meio de um sistema é possível bloquear o acesso da sala apenas para os funcionários autorizados.  

Esse tipo de solução depende de sistemas e equipamentos que se comunicam, na hora de escolher os equipamentos, é importante levar em conta o software que irá comunicar com ele. Além disso, existem diferentes equipamentos, cada um ideal para determinado espaço, alguns preparados para maiores fluxos de pessoas, outros com maior apelo de design, tudo isso é considerado na hora de fazer o projeto de controle de acesso.

Leia também:

Quais as vantagens de um sistema de controle de acesso?

Quer utilizar uma solução de controle de acesso em sua empresa?

Fale com a equipe da Insoft4, nós temos a solução ideal para o seu controle de acesso!

O Akita Soft é um software completo, que integra com os melhores equipamentos do mercado. No Grupo Insoft4 temos uma equipe preparada para auxiliar na escolha dos equipamentos, além de realizar a implantação e manutenção dos mesmos.

Fale com nossa equipe e saiba mais!

Confira outros artigos

Ganhe tempo e aumente a segurança com o Ponto Soft. A economia e a facilidade que você precisa estão aqui!
Conheça o ponto soft