área restrita   | central do cliente   |
whatsapp
Blog da Insoft4

Reconhecimento Facial para Empresas: Ponto Eletrônico e Controle de Acesso

21/11/23

O Reconhecimento Facial é a mais nova forma para modernizar a gestão de empresas, principalmente em relação ao ponto eletrônico e controle de acesso. Nesse artigo, vamos explicar mais sobre o uso dessa tecnologia e suas vantagens!

Como funciona a identificação facial:

A identificação facial funciona de forma simples e ágil, resumidamente, são 3 etapas:

  • Detecção: Reconhecimento da face e identificação das características do rosto.
  • Levantamento de Dados: Comparação com os dados cadastrados no banco e prova de vida.
  • Confirmação: Sendo um usuário cadastrado, são realizadas as ações e liberações necessárias.

Entre esses passos existem diversas camadas de tecnologia, para evitar aceites indevidos, reconhecer apenas rostos e não fotos, bom uso em baixa iluminação e agilidade.  

REP-P com reconhecimento facial: um meio para utilizar tecnologia no ponto

Antes de falarmos sobre o uso da identificação facial precisamos relembrar as questões legais. O REP-P é a forma legal para registro de ponto, prevista na Portaria 671/2021 do MTP, que utiliza da tecnologia, aplicativos e programas de computador.

Em termos de requisitos legais, uma solução em conformidade com o REP-P deve:

  • Software registrado no INPI como programa de computador;
  • Emitir comprovantes de registro de ponto, que podem ser em PDF com assinatura digital padrão ICP-Brasil;
  • Geração e extração do AFD com assinatura digital.

Em resumo, o REP-P permite o uso de diferentes métodos e dispositivos para controle de ponto, a identificação facial é um exemplo. Esse uso não depende de autorização por meio de sindicato, já que a regulamentação do REP-P garante o mesmo nível de segurança nesses dispositivos do que nos relógios convencionais.

Vantagens do ponto com identificação facial:

O reconhecimento facial garante uma série de vantagens para o registro de ponto, tanto para o funcionário, como para a empresa e setor de RH:

  • Eliminar fraudes: A identificação facial elimina a possibilidade de fraudes do tipo Buddy Punching, na qual um funcionário faz o registro pelo outro.
  • Agilidade nos registros de ponto:  A identificação facial permite maior agilidade na hora dos registros, desta forma evita filas nos horários de início e fim das jornadas, o que também garante maior segurança legal.
  • Guarda dos comprovantes de ponto: É comum o RH recomendar aos colaboradores a guarda dos comprovantes, em geral, isso não ocorre pela perda do clássico “papelzinho”. Com os comprovantes em PDF fica mais fácil para o funcionário guardar os comprovantes, em uma pasta na nuvem, por exemplo.
  • Dados em tempo real para o RH: O REP-P com identificação facial funciona em nuvem, com transmissão dos dados em tempo real. Desta forma, o RH tem a informação dos funcionários presentes, atrasados e faltantes.
  • Redução do impacto ambiental: O uso do REP-P com identificação facial não prevê impressão, o comprovante é digital e todos os processos podem ser feitos por meio de sistema.
  • Modernidade da empresa: Os terminais de identificação facial são dispositivos modernos e tecnológicos, que, além de todos os benefícios acima, agregam a percepção de modernidade dentro da empresa.

Controle de ponto e acesso integrados com reconhecimento facial:

Já falamos nas vantagens da gestão de frequência com identificação facial, agora vamos conferir como o controle de acesso se encaixa nesse ecossistema. O controle de acesso é uma ferramenta para a segurança do espaço físico, mas, integrado ao controle de ponto, pode virar uma forma de atestar a conformidade legal da empresa.

Com o ponto e acesso integrados a empresa ganha vantagens como:

Redução de gastos com horas extras: É possível aplicar um processo de previsão de horas extras, permitindo apenas o acesso em horário excedente quando autorizado por gestor.

Evitar interjornada: A legislação é bem específica em relação a interjornada, que precisa ser de pelo menos 11 horas, pelo controle de acesso integrado ao ponto é possível atestar que nenhum funcionário acesse nesse tempo.

Validação da presença: Com o ponto e acesso integrados é possível distinguir os atrasos e faltas dos esquecimentos de marcação.

Reaproveitamento de cadastros: Ao utilizar ponto e acesso integrados, não existe a preocupação com recadastros, já que tudo é atualizado e aproveitado entre os sistemas, desde a folha de pagamento até a liberação das catracas, inclusive a identificação facial.  

Conheça todas essas vantagens, fale com o Grupo Insoft4!

Confira outros artigos

Ganhe tempo e aumente a segurança com o Ponto Soft. A economia e a facilidade que você precisa estão aqui!
Conheça o ponto soft