área restrita   | central do cliente   |
whatsapp
Blog da Insoft4

Software de gestão de terceiros: por que concentrar a documentação em um único sistema?

7/3/24

Nesse artigo vamos falar sobre software de gestão de terceiros e sua importância para essas contratações, principalmente na concentração e validação documental.Utilizar um software de gestão de terceiros  é uma necessidade para organizar e manter a conformidade nas contratações. Utilizar prestadores de serviço para determinadas tarefas dentro da empresa traz diversas vantagens, mas é necessário se atentar para questões de compliance legal.

Nesse artigo vamos falar sobre software de gestão de terceiros e sua importância para essas contratações, principalmente na concentração e validação documental.

O que é gestão de terceiros?

A gestão de terceiros é todo o processo que engloba a contratação e manutenção dos terceiros na empresa. Nisso, temos como principal todas as aferições de que os funcionários estão aptos para prestar os serviços e que a empresa está em dia com suas obrigações trabalhistas, fiscais, ambientais, entre outras.

Na prática, a gestão de terceiros é formada pelas seguintes etapas:

  1. Identificação das tarefas que serão terceirizadas;
  1. Levantamento do risco da função;
  1. Determinar documentação de habilitação obrigatória para as tarefas;
  1. Identificar documentação obrigatória para comprovar a compliance jurídica da terceira e cumprimento das políticas da contratante;
  1. Conhecer os prazos de cada documento;
  1. Selecionar empresa terceira;
  1. Solicitar documentação;
  1. Armazenar a documentação;
  1. Atualizar a documentação conforme os vencimentos.
  1. Manter as necessidades da documentação conforme mudanças na legislação.

O processo de gestão de terceiros até pode ser feito sem um software, entretanto, isso demanda trabalho manual e desgastante. Para isso é necessário manter solicitações por email, armazenamento em pastas de rede centralizadas e utilizar a equipe jurídica e de segurança do trabalho para a avaliação documental.

Software de gestão de terceiros

O software de gestão de terceiros automatiza todo o processo de coleta, organização e atualização da documentação de compliance. Utilizando soluções do tipo, a empresa contratante mantém todos os documentos de forma centralizada e organizada.

Com a concentração de documentos em um único software de gestão de terceiros é possível ter a certeza de que a documentação está em dia e de fácil acesso no caso de inspeções da justiça do trabalho. Além disso, o armazenamento dos dados é em conformidade com a LGPD, com limites de acesso por área e usuários.

A solicitação para novos ou atualização de documentos é automática em um software de gestão de terceiros. Entretanto, ainda é possível facilitar ainda mais o processo para a equipe interna, com o BPO de avaliação documental, ou seja, deixar que a própria equipe do software confira os documentos.

Como funciona o software de gestão de terceiros?

O Software de gestão de terceiros é acessado de forma web, com diferente visualizações e tarefas para cada usuário:

Terceiro: Inicialmente responderá um questionário sobre os riscos de suas prestações, após isso, será gerado uma lista dos documentos obrigatórios. Após o envio, se estiver tudo ok, o serviço é liberado e o terceiro apenas terá que atualizar quando necessário, após receber uma notificação. Caso tenha algum erro na documentação, o documento em questão será reprovado com feedback e o terceiro deve reenviar.

Equipe de avaliação: A equipe de avaliação documental verifica os documentos enviados e aprova ou reprova, também confere quais terceiros estão ou não com documentação em dia.

Gestor da contratante: O gestor da contratante pode acessar a documentação (geral ou apenas de sua área), verificar relatórios e demais ações que estejam liberadas.

O cenário de permissões e ações de cada usuário pode variar conforme o projeto definido na implantação do software de gestão de terceiros.

Vantagens de um software de gestão de terceiros

Utilizar software de gestão de terceiros garante muitas vantagens, tais como:

  • Evitar processos por responsabilidade subsidiária: Com as documentações em dia, a empresa evita contratar um terceiro que não esteja com os pagamentos trabalhistas em dia.
  • Evitar problemas com acidentes de trabalho: Garanta que todas as medidas de segurança são cumpridas e documentadas.
  • Organização documental: Saiba onde e qual a situação de todos os documentos.
  • Protege a imagem da empresa: Evita que a contratante se envolva em processos e problemas legais por terceiros.
  • Agilidade na liberação de terceirizados: Reduza o gap entre a contratação e início da prestação de serviços.
  • Relatórios: Tenha relatórios com informações preciosas sobre as contrações, além de um dashboard em tempo real.

Como utilizar um software de gestão de terceiros?

Para utilizar um software de gestão de terceiros basta ter o acesso à internet e seguir os passos para implantação, como definição de documentos, riscos e questionários. Conte com o Grupo Insoft4 para isso, a implantação do GT Soft é 100% consultiva e você ainda pode aproveitar os benefícios do nosso serviço de avaliação documental. Conheça!  

Confira outros artigos

Ganhe tempo e aumente a segurança com o Ponto Soft. A economia e a facilidade que você precisa estão aqui!
Conheça o ponto soft