área restrita   | central do cliente   |
whatsapp
Blog da Insoft4

Vantagens de um software cloud para controle de acesso

29/7/22

Na escolha de um sistema para controle de acesso, em algum momento você se depara com uma dúvida: Sistema hospedado em servidor local ou em nuvem? 

Ambas as opções possuem suas vantagens e é necessário analisar os prós e contras de ambas. Entretanto, os softwares cloud tem se mostrado a melhor opção na maioria dos casos, pela maior segurança, redução de custos e facilidade de acesso. 

Como funciona? 

Em um sistema em nuvem, ou seja, cloud, todos os dados e processos ficam rodando em um servidor externo, que pode ser acessado via navegador de internet. No mercado existem diversas opções de servidores externos que hospedam esses serviços, sendo os mais famosos a Oracle Cloud, AWS e Google Cloud.  

A diferença de um serviço em nuvem para um local (ou On-premise) é a forma de acesso e manutenção dos servidores. Nos modelos On-premise, todos os servidores ficam sob responsabilidade da empresa, em sua rede interna por isso dependem de técnicos para realizar a manutenção da infraestrutura. Geralmente, as empresas que ainda utilizam servidores locais o fazem por questões de querer manter todas as suas informações em um só local, limitar o acesso externo e poder acessá-las mesmo sem internet. 

Quais as vantagens de um software cloud? 

Mesmo que algumas empresas ainda prefiram que todos seus softwares fiquem em servidores locais, os serviços cloud tem cada vez mais dominado o mercado. Isso se dá pelas suas vantagens, ao contratar um software em nuvem não é necessário ter gastos com ampliação de infraestrutura e manutenção dos servidores.  

Serviços cloud também são as melhores opções considerando o modelo de trabalho híbrido, já que eles podem ser acessados de qualquer lugar por navegador web, mediante login, senha e até outros métodos de validação. Isso tudo evita a preocupação do acesso remoto por VPN’s. Além disso, quando o software está em nuvem sua disponibilidade não depende de energia elétrica e rede no local, o acesso é facilitado. 

Por fim, temos a questão de segurança, por muito tempo se acreditou que ao manter todos os sistemas em servidor local, os dados estariam mais protegidos, porém isso nem sempre é verdade. Para se ter segurança nos sistemas são necessárias diversas camadas, regras e configurações, tanto em cloud como on-premise, o que geralmente depende de especialistas em segurança da informação. Servidores Cloud de qualidade possuem equipes e estruturas maiores, preparadas para evitar invasões, furto de dados e instabilidades.  

 

O Akita Soft é um software de controle de acesso que possui opção de software local ou em nuvem, utilizando hospedagem Oracle Cloud.  

A solução ideal para sua empresa está na Insoft4!  

Confira outros artigos

Ganhe tempo e aumente a segurança com o Ponto Soft. A economia e a facilidade que você precisa estão aqui!
Conheça o ponto soft