área restrita   | central do cliente   |
whatsapp
Blog da Insoft4

Velocidade no registro de ponto: Um detalhe de extrema importância

13/12/23

Estamos sempre falando sobre a assertividade e segurança nos registros de ponto, mas nesse artigo vamos falar sobre outro requisito de extrema importância: a velocidade das marcações de frequência.

Como é feito a coleta do registro de ponto?

O registro de ponto é quando funcionário sinaliza o início de sua jornada de trabalho, suas pausas e também o final, esse processo envolve a autenticação do funcionário, gravar o horário e armazenar essa informação, as vezes também a emissão de comprovante. O controle de ponto é uma obrigação legal para empresas com mais de 20 funcionários e existem diversas formas de estabelecer essa gestão, o ponto eletrônico é o método mais indicado. Existem regras gerais paras as soluções de coleta de marcação, que são:

  • O dispositivo não pode restringir a marcação de ponto;
  • Não pode haver marcações automáticas;
  • O método de marcação não pode exigir autorização prévia;
  • O dispositivo não pode permitir alterar os dados de alteração.

Seguindo todas essas regras temos 3 tipos de controle de ponto eletrônico:

  • Convencional – Que utiliza relógios eletrônicos de ponto, com emissão de comprovante impresso;
  • Alternativo – Que utiliza métodos alternativos permitidos por meio de acordo ou convenção coletiva;
  • Programa – Que utiliza tecnologia para coleta e armazenamento em nuvem das marcações, emite o comprovante impresso ou em PDF.

Nesses métodos o registro de ponto ocorre mediante a autenticação do funcionário, que pode ser por aplicativo, identificação facial, QR Code, Cartão e biometria da digital, cada forma possui sua particularidade.

O que é agilidade no registro de ponto?

A agilidade no registro de ponto diz respeito ao tempo total do registro, desde a autenticação do usuário até a emissão do comprovante. Dependendo do tamanho da empresa esse tempo pode não ser tão percebido, entretanto, em empresas maiores isso pode causar filas e transtornos para o RH.

Questões que podem afetar a velocidade do registro de ponto estão principalmente ligadas ao método de autenticação, como:

  • Leitores de biometria digital que podem ter dificuldade por conta de produtos químicos, suor, pó, etc;
  • Leitores de cartão com lentidão;
  • Demora e má qualidade no reconhecimento facial;
  • Rede de internet com lentidão no caso de aplicativos e quiosque de marcação.

A velocidade do registro de ponto e segurança jurídica:

Na lei trabalhista não existe nada que fale sobre tempo para o registro, apenas que o horário deve ser marcado de forma exata.  Entretanto, a lentidão na hora de efetuar os registros pode comprometer a segurança jurídica da empresa.

Isso porque essa lentidão pode gerar filas e atrasar a marcação de alguns funcionários, indicando atrasos que não são exatamente reais quando passam da tolerância estipulada. A recorrência desse problema pode causar reclamações e até contestar o método de registro.

Como ter um registro de ponto mais ágil:

Para evitar reclamações sobre o método de registro é importante ter uma forma segura, confiável e ágil, confira algumas dicas:

Boas tecnologias de identificação facial: A identificação facial é o método mais seguro para registro de ponto, com uma boa solução, como a da Insoft4, é possível realizar o registro em poucos segundos.  

Múltiplas formas para diferentes funcionários: Diferentes funcionários dentro de uma mesma empresa podem utilizar formas diversificadas, como por exemplo, a identificação facial e aplicativos.

Manter mais de um local de marcação: O local de marcação e a quantidade de equipamentos também são cuidados necessários para evitar filas.

Conheça tecnologias para um registro de ponto ágil:

Para um registro de ponto ágil e seguro conheça as soluções do Grupo Insoft4:

Ponto Soft REP-P com identificação facial – Equipamentos Hikvision, líder no mercado de identificação facial (com reconhecimento em 0,2 segundos), para autenticação e registro de ponto com emissão de comprovante digital;

Ponto Soft Mobile – Aplicativo de marcação sem necessidade de conexão com a internet;

Quiosque de marcação - Uso nos computadores da empresa com possibilidade de estar apenas em rede interna.

Além disso, com o Ponto Soft sua empresa possui dados e apurações em tempo real, fale com nossa equipe!

Confira outros artigos

Ganhe tempo e aumente a segurança com o Ponto Soft. A economia e a facilidade que você precisa estão aqui!
Conheça o ponto soft