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Blog da Insoft4

3 desafios de ser uma empreendedora

8/3/17

Os dias em que o empreendedorismo era uma prática masculina já acabaram há muito tempo, apesar de muitos acharem que isso ainda é uma norma. Essa configuração preconceituosa é ruim para um mercado que busca se modernizar, mas não aceita a ideia de que um CEO  pode usar saltos.

Falar de mulheres empreendedoras no Brasil é falar de um grupo que, mesmo enfrentando dificuldades e preconceitos, não para de crescer. Segundo dados da pesquisa Mosaic, realizada pela Serasa Experian, o Brasil já conta com um contingente de mais de 5,7 milhões de mulheres empreendedoras, o que significa cerca de 8% da população feminina brasileira.

Seja em função do despertar da mulher brasileira para o empreendedorismo, ou pelas mudanças provocadas pelo processo de empoderamento feminino, é cada vez maior o número de mulheres à frente de empresas. A pesquisa revelou que 43% dos donos de empresas no Brasil são do sexo feminino, contra uma participação de 57% do sexo masculino.

Os desafios do empreendedorismo feminino no Brasil

Embora o papel das mulheres empreendedoras no Brasil venha crescendo, as conquistas são graduais e ainda existem barreiras a serem quebradas como, por exemplo:

  • Ambiente predominantemente masculino

A mulher enfrenta  preconceito por parte dos homens no meio empresarial. Com essa discriminação, fazer o seu negócio próprio prosperar pode ser muito mais desafiador, principalmente se a clientela de seu negócio for de outras empresas e não o cliente final.

  • Dupla jornada de trabalho das mulheres

Nem sempre é fácil conciliar os papéis de mãe, esposa e empresária quando se tem o peso das cobranças sociais. Muitas empreendedoras se sentem angustiadas ao assumir todas essas responsabilidades, como se elas ainda fossem conflitantes.  É preciso quebrar esses padrões para que elas possam exercer plenamente todos os papéis que quiserem.  Preconceitos sobre a capacidade feminina também precisam ser extintos já que elas já provaram que podem ser tão competentes quanto os homens.

  • Baixa autoconfiança e crença em seu potencial empreendedor

Muitas mulheres acabam por não confiarem em tudo que podem alcançar, muitas vezes pelos dois fatores citados anteriormente. O crescimento do negócio depende do financiamento e das relações comerciais. Estes esforços podem ser secundários para as mulheres, portanto, o crescimento do negócio tende a ser um desafio.

Muito embora muita gente acredite que a questão do empreendedorismo feminino já tenha sido totalmente absorvida pela sociedade moderna, a verdade é que ainda existem muitos desafios e barreiras a serem vencidas.

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