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Blog da Insoft4

3 dicas para lidar com funcionários difíceis

14/3/17


Todos os gerentes terão que lidar com funcionários difíceis durante as suas carreiras. Eles existem basicamente em todas equipes de trabalho, e, mesmo que sejam poucos, fazem bastante barulho, prejudicando o desempenho de todo seu time.

Esses funcionários são assim simplesmente porque este é um comportamento que têm funcionado para eles ao longo do tempo. Você terá êxito lidando com um funcionário difícil somente na medida em que você fizer com que esses comportamentos indesejáveis não sejam mais efetivos para eles. Veja algumas dicas de como conseguir lidar com esses colaboradores complicados.

1. Mantenha o foco na equipe

Procure aumentar o comprometimento dos colaboradores, tratando os assuntos em conjunto, deixando assuntos individuais para momentos mais reservados. Estabeleça a divisão das tarefas e os prazos de entrega junto com o time, salientando as qualidades do grupo como um todo, apontando os resultados alcançados pela equipe. O competitivo entenderá que ele é um membro importante como qualquer outro da equipe e aprenderá a valorizar o trabalho conjunto. Em paralelo, sua equipe atingirá uma autonomia jamais vista.

2.   Demonstre confiança na equipe

Já se foi o tempo em que o patrão ficava ao lado do relógio de ponto na hora de entrada e saída para controlar os horários de seu pessoal. É cada dia mais comum a utilização da tecnologia como aliada, de forma a proporcionar ganho de produtividade, minimização de erros e otimização de processos.

Demonstrando confiança você cativará seus colaboradores, recebendo como retorno a credibilidade. Abra suas portas para receber sugestões, incentive seu pessoal à autogestão, e se ainda não tem, estude a possibilidade de implementar um plano de cargos e salários com regras claras para promoções. O questionador ficará sem assunto.

3. Faça a gestão do tempo

Após conseguir o engajamento da equipe, é hora de ajudá-los a otimizar o tempo. Eliminar tarefas que só gastam tempo e poderiam ser absorvidas por uma ferramenta de tecnologia é um bom exemplo. O controle de informações, por sua vez, otimiza processos, identificando áreas de sombra onde duas pessoas ou áreas fazem a mesma tarefa ou parte dela.

Em uma boa gestão do tempo deve-se estabelecer prazos para as tarefas e fazer com que estes sejam cumpridos. Lembrando do foco na equipe, estabelecer prazos em conjunto e cobrar de todo o time deixará o procrastinador constrangido quando somente ele não tiver apresentado a tarefa cumprida em tempo. Na próxima vez ele estará mais comprometido, ou pedirá ajuda.

Adotando essas dicas você perceberá como sua equipe se mostrará mais coesa, comprometida e produtiva. Demonstrar confiança, delegar tarefas e promover a autogestão elevará o nível de maturidade profissional de seus colaboradores, lhe proporcionando tempo para pensar, planejar seu negócio e alcançar mais qualidade de vida. O bônus? Você gerará líderes comprometidos com seu negócio e o sucesso de todos.

 

 

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