Talvez um dos maiores desafios de um gestor é criar uma liderança forte entre os seus colaboradores. Não existe uma regra específica que serve para todas as pessoas e situações ou uma “fórmula mágica” para a liderança eficaz. No entanto, existem diretrizes que podem ser seguidas para colocar um empresário no mesmo caminho que grandes líderes já percorreram. Veja algumas dicas para desenvolver habilidades de liderança.
Saiba direcionar sua equipe
Algumas vezes, ser um líder requer bom julgamento e habilidade de tomar difíceis decisões e até decisões que não agradam a maioria, para conseguir que as atividades sejam finalizadas. Entre elas, lidar com funcionários difíceis, despedir um gerente incapaz ou cortar custos para refletir num resultado mais saudável.
Pessoas espelham-se em seus líderes para tomarem direções, dessa forma, elas sabem para onde ir e como chegar lá. A diferença entre um líder e um chefe é que o líder direciona, superando todos os obstáculos durante o caminho, enquanto os chefes simplesmente vão direto ao ponto.
Siga sua própria ideologia
É imprescindível que o gestor seja um exemplo daquilo que espera de seus colaboradores. Se o líder prega o equilíbrio entre vida social e profissional em sua companhia, mas determina metas que requerem que seus funcionários trabalhem longas jornadas, isso demonstra inconsistência, ainda mais se o gestor não seguir o mesmo ritmo de trabalho e empenho. Tais atitudes levam a perda de confiança da equipe no líder.
Faça avaliações regularmente
Para liderar eficientemente, é preciso estar a frente durante todo o tempo e se adaptar facilmente a mudanças e alterações em tendências e atitudes. Autoavaliações regulares não só mantém o gestor no caminho certo, mas também fornecem importantes orientações sobre os princípios das suas atividades de liderança. Alguns questionamentos são importantes:
- Você toma responsabilidade quando as coisas não dão certo, e dá crédito para as pessoas ao seu redor nas oportunidades certas? (Como líder, você é o responsável pela sua equipe. Por isso, deve assumir os erros e saber reconhecer os méritos das conquistas. Às vezes não é fácil, mas faz parte do processo de ser um grande líder.)
- Você delega funções ou faz tudo sozinho? (Para um líder é importante saber dividir as tarefas igualmente, de acordo com as habilidades de seus colaboradores e também deve saber quando é o momento trabalhar junto da sua equipe)
- Você tem feito tudo o que está a seu alcance para incentivar as pessoas a fazerem o melhor que podem e encorajando os que não o fazem? (Críticas construtivas e elogios são importantes para estimular sua equipe e gerar confiança na sua liderança.)
Reuniões com os colaboradores também são importantes para avaliar seu desempenho como líder. Crie uma abertura para ouvir cada um deles individualmente e equipe como um todo. Com isso, o líder consegue medir como está indo seu time e ver os reflexos do seu próprio desempenho como gestor da equipe.