A segurança jurídica é uma questão de atenção em todas as empresas. Principalmente em relação à gestão de pessoas, há diversos receios na adequação legal de processos. Tudo isso se amplifica em empresas de grande porte, nas quais fica mais complicado identificar e acabar com possíveis riscos.
Manter ações que visam a segurança jurídica, com confiabilidade de dados, adequação legal e armazenamento de históricos, ajudam a manter a tranquilidade necessária para que a empresa continue crescendo. O contrário disso pode significar ricos de processos trabalhistas e danos à reputação, o que atrapalha os negócios e o crescimento.
Sabendo de tudo isso, separamos 4 ações que sua empresa pode aplicar para ter maior segurança jurídica:
Coletar documentação de terceiros
A contratação de prestadores de serviço pode ser um risco se não for realizada a devida gestão. O principal cuidado que se deve ter é com a adequação legal e confiabilidade da empresa, dos funcionários e do serviço prestado, a melhor forma de fazer isso e manter a confirmação jurídica desses cuidados é pela coleta de documentação.
Existe uma série de documentações, atestados e declarações que confirmam a adequação e legalidade do trabalho de prestadores de serviço. Manter a coleta e atualização de tudo isso garante maior tranquilidade e confiança na relação entre prestadora e tomadora de serviços.
Restringir o acesso em áreas insalubres
Áreas insalubres ou perigosas são uma realidade em várias empresas e a necessidade de atenção nesses ambientes não é uma novidade. Entretanto, mais do que criar regras de acesso é necessário aplicá-las e manter o registro dessas ações. Justamente por isso a necessidade de um controle de acesso nas áreas perigosas e insalubre, com regras rígidas de restrição para todos aqueles que não possuem os treinamentos necessários ou que não precisam estar ali para realizar seu trabalho.
Comprovante de registro de ponto online
O comprovante de registro de ponto é o documento que confirma a marcação, com ele o funcionário tem certeza de seu registro e pode comparar com o espelho de ponto. A segurança também é para a empresa, que garante a funcionário formas de atestar suas marcações.
Antigamente esse comprovante era apenas impresso, o que geralmente se perdia, agora com o online é muito mais simples armazenar e consultar.
Restringir o acesso em interjornada
A legislação trabalhista é bem clara em relação ao tempo que deve ter entre o fim da jornada de trabalho de um dia e o início da próxima: 11 horas no mínimo. É essencial para a empresa respeitar esse tempo, por isso restringir o acesso do funcionário que está nesse período é ideal. Isso é possível por meio da integração do controle de ponto com as regras de acesso.
Essas são apenas 4 das diversas ações que vão garantir maior tranquilidade na gestão de ponto eletrônico, controle de acesso e gestão de terceiros em sua empresa, para saber mais entre em contato com a equipe do Grupo Insoft4!
Todas essas dicas podem ser colocadas em prática pelas soluções do Ecossistema Insoft4, converse com nossa equipe e coloque em prática na sua empresa.