área restrita   | central do cliente   |
whatsapp
Blog da Insoft4

4 dicas para mais segurança jurídica em sua empresa

9/3/23

A segurança jurídica é uma questão de atenção em todas as empresas. Principalmente em relação à gestão de pessoas, há diversos receios na adequação legal de processos. Tudo isso se amplifica em empresas de grande porte, nas quais fica mais complicado identificar e acabar com possíveis riscos.

Manter ações que visam a segurança jurídica, com confiabilidade de dados, adequação legal e armazenamento de históricos, ajudam a manter a tranquilidade necessária para que a empresa continue crescendo. O contrário disso pode significar ricos de processos trabalhistas e danos à reputação, o que atrapalha os negócios e o crescimento.

Sabendo de tudo isso, separamos 4 ações que sua empresa pode aplicar para ter maior segurança jurídica:

Coletar documentação de terceiros

A contratação de prestadores de serviço pode ser um risco se não for realizada a devida gestão. O principal cuidado que se deve ter é com a adequação legal e confiabilidade da empresa, dos funcionários e do serviço prestado, a melhor forma de fazer isso e manter a confirmação jurídica desses cuidados é pela coleta de documentação.

Existe uma série de documentações, atestados e declarações que confirmam a adequação e legalidade do trabalho de prestadores de serviço. Manter a coleta e atualização de tudo isso garante maior tranquilidade e confiança na relação entre prestadora e tomadora de serviços.

Restringir o acesso em áreas insalubres

Áreas insalubres ou perigosas são uma realidade em várias empresas e a necessidade de atenção nesses ambientes não é uma novidade. Entretanto, mais do que criar regras de acesso é necessário aplicá-las e manter o registro dessas ações. Justamente por isso a necessidade de um controle de acesso nas áreas perigosas e insalubre, com regras rígidas de restrição para todos aqueles que não possuem os treinamentos necessários ou que não precisam estar ali para realizar seu trabalho.

Comprovante de registro de ponto online

O comprovante de registro de ponto é o documento que confirma a marcação, com ele o funcionário tem certeza de seu registro e pode comparar com o espelho de ponto. A segurança também é para a empresa, que garante a funcionário formas de atestar suas marcações.

Antigamente esse comprovante era apenas impresso, o que geralmente se perdia, agora com o online é muito mais simples armazenar e consultar.

Restringir o acesso em interjornada

A legislação trabalhista é bem clara em relação ao tempo que deve ter entre o fim da jornada de trabalho de um dia e o início da próxima: 11 horas no mínimo. É essencial para a empresa respeitar esse tempo, por isso restringir o acesso do funcionário que está nesse período é ideal. Isso é possível por meio da integração do controle de ponto com as regras de acesso.

Essas são apenas 4 das diversas ações que vão garantir maior tranquilidade na gestão de ponto eletrônico, controle de acesso e gestão de terceiros em sua empresa, para saber mais entre em contato com a equipe do Grupo Insoft4!

Todas essas dicas podem ser colocadas em prática pelas soluções do Ecossistema Insoft4, converse com nossa equipe e coloque em prática na sua empresa.

Confira outros artigos

Ganhe tempo e aumente a segurança com o Ponto Soft. A economia e a facilidade que você precisa estão aqui!
Conheça o ponto soft