Apesar de tentarmos sempre melhorar a produtividade no nosso trabalho, a verdade é que existem períodos em que acabamos por nos atrasar. Com uma rotina extremamente tumultuada, parece que cada vez mais falta tempo para dar conta de todas as tarefas e compromissos. Para te ajudar a se organizar melhor e recuperar o tempo perdido, separamos algumas dicas.
1. Não entre em pânico
A primeira coisa é ter calma e relaxar. O mundo nunca terminou porque alguém tinha trabalho demais para fazer. Níveis de stress elevados fazem com que a pessoa deixe de raciocinar com a velocidade habitual, dificultando um trabalho que já está, por si só, bastante complicado. Pare de pensar no problema e comece a pensar numa solução.
2. Crie uma lista de tarefas
Uma boa forma de melhorar a sua performance é criar uma lista de tarefas. Coloque no papel tudo o que tem de fazer. Depois, comece a definir algumas prioridades e a executá-las. A cada item riscado na lista, você também estará mais motivado para dar sequência ao trabalho.
3. Defina períodos de tempo
Se você está sempre atrasado, organizar seu tempo é a melhor ferramenta. Apesar de parecer muito, oito horas de trabalho acabam se tornando curtas para quem precisa entregar tarefas e deixa para última hora. Uma das formas de conseguir manter uma organização no meio de tanta confusão é definir horas para realizar cada tarefa. Quando fizer estes cálculos leve em consideração possíveis atrasos e reserve um tempo para descansar e poder respirar.
4. Faça algumas horas extras caso necessário
Por mais que se foque, algumas vezes não vai conseguir evitar de passar algumas horas a mais no escritório. Isso é perfeitamente normal. Mas tenha cuidado: esta atitude deve ser a exceção e não a regra. O importante é que não deixe nenhum trabalho pendente para o dia seguinte.